28 C°

sábado, 27 de maio de 2017.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Conheça a Ghee: empresa cearense produz a manteiga clarificada e queijos funcionais

Produtos da fábrica Queijos Dom Afonso são voltados para pessoas que desejam ter uma alimentação de qualidade e sem aditivos químicos.

segunda-feira, 20 de março 2017

Imprimir texto A- A+

Além das boas lembranças em família, Juliana Toledo traz do berço a paixão por pesquisar, cozinhar e empreender. Neta de um imigrante espanhol e filha de um casal dedicado às atividades agropecuárias, a produtora tem nos valores e experiências familiares a receita para conduzir, desde 2009, a fábrica Queijos Dom Afonso. Localizada estrategicamente em uma incubadora de empresas instalada na UniversidadeFederal do Ceará (UFC), a indústria de laticínios produz alimentos funcionais como a Ghee e alguns tipos de queijos desidratados.

Foto: Divulgação / Crédito: Sidney Gonçalves

Foto: Divulgação / Crédito: Sidney Gonçalves

Do aprendizado que adquiriu dos experimentos dos pais na produção de queijo provolone, ainda na década de 80 em um pequeno interior de São Paulo, e dos incentivos incansáveis do avô Afonso, que dá nome a empresa, Juliana acredita e investe na contramão da prática adotada por muitos produtores de larga escala. Segundo ela, a Queijos Dom Afonso nasceu da necessidade do aprimoramento na fabricação de queijos e da Ghee, aliando pesquisa e inovação tecnológica às últimas tendências do mercado.

A empresa é especializada em produzir queijos desidratados e a Ghee, um tipo de manteiga clarificada. Os produtos são indicados para intolerantes à lactose, diabéticos e consumidores que buscam uma rica alimentação. “A Queijos Dom Afonso consegue, por meio do investimento em pesquisa, obter técnicas de produção que permitem desenvolver produtos sem a necessidade de usar aditivos químicos. Ou seja, eliminamos produtos nocivos comumente usados pela indústria tradicional e oferecemos alimentos seguros e deliciosos”, destaca a empreendedora.

Buscando sempre o pioneirismo no segmento de alimentos funcionais, a empresa tem sido apoiada por renomadas instituições que oferecem fomento à pesquisa, como o Parque de Desenvolvimento Tecnológico (Padetec) da Universidade Federal do Ceará (UFC), o Banco do Nordeste, a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), braço financeiro de apoio à inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

“Nosso grande mérito é conseguir aliar inovação à forma artesanal que a tradição familiar me ensinou a trabalhar. A pesquisa nos garante a sofisticação e segurança necessárias para obtermos um produto diferenciado no mercado, mais saudável, mais seguro, de custo mais acessível, mais saboroso e mais humanizado”, garante Juliana Toledo.

Alimentação funcional e qualidade de vida

Atenta ao crescimento, em todo o mundo, pela busca de qualidade de vida por meio de uma alimentação equilibrada, a pesquisadora investe nos alimentos funcionais em uma clara ponte entre a pesquisa e o mercado. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os alimentos funcionais são aqueles que, além de desempenharem uma função nutricional, também desempenham algum papel metabólico e/ou fisiológico que beneficie o organismo de alguma forma.

O que é Ghee?

De uso milenar na culinária indiana, esse alimento vem ganhando popularidade crescente na gastronomia de vários países do mundo ocidental, como exemplo, Brasil e Estados Unidos. Ghee ou Ghi (pronuncia-se “Gui”) é um tipo de manteiga clarificada, da qual é removida a água, a lactose e proteínas da gordura do leite, restando um óleo purificado composto basicamente do nutriente lipídico (gorduroso) do leite. A Ghee pode ser utilizada em legumes, verduras, tortas, bolos, pães, carnes, massas, entre outros.

Diferente de margarinas, manteigas e óleos refinados, a Ghee Dom Afonso possui aroma amendoado, sabor suave delicioso e um baixo nível de deterioração, por isso que ela não rancifica, não precisa ser refrigerada e não necessita de nenhum tipo de conservante. É um alimento rico em lipídios e em vitaminas lipossolúveis (solúveis em gordura) A, E, D e K. Além disso, possui vários ácidos graxos que desempenham diversos benefícios no organismo, como exemplo, o ácido linoleico, também conhecido como Ômega 6.

A Dom Afonso é reconhecida também pelo desenvolvimento de queijos desidratados com os sabores Natural, Pimenta e Salsa, Cebola e Salsa, Alho, Linhaça, Quinoa e Gergelim. Os queijos – sem conservantes, glúten e lactose – e a Ghee estão disponíveis em supermercados e lojas do Ceará. Além disso, é possível adquirir os produtos Dom Afonso por meio do site www.queijosdomafonso.com.br.
Serviço
Queijos Dom Afonso

Pedidos via site: www.queijosdomafonso.com.br

Telefone: (85) 98884-4362

Facebook: /QueijosDomAfonso – Instagram: @queijosdomafonso

Fonte: Ass. de Imprensa

Mais conteúdo sobre:

Ghee

outros destaques >>

Facebook

Twitter