32 C°

domingo, 17 de dezembro de 2017.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Dê uma chance ao jiló: sabendo preparar, é uma maravilha!

sexta-feira, 17 de novembro 2017

Imprimir texto A- A+

Quando uma situação está amarrada, na sofrência mesmo, a expressão que vem à mente é? Amargo que nem jiló! Esse fruto (sim, o jiló é um fruto e não um legume) acabou ganhando má fama por aí, mas, acredite: dá para aliviar um pouco seu sabor característico e aproveitá-lo em receitas que vão fazer você deixar para lá o seu medo com o ingrediente. Jiló é bom!

Reprodução

Jiló vermelho?

Pois é: por aqui, o jiló é verde, mas há variações laranjas e até bem vermelhas. Tanto que o nome em inglês para o ingrediente é “scarlet eggplant”, ou berinjela escarlate. Não é maluquice: os jilós da mesma família das berinjelas e dos pimentões.

Para acertar na escolha

Na hora de escolher, prefira os jilós bem firmes, com casca lisa e brilhante na hora da compra. Descarte os que estiverem amarelando, porque isso significa que estão amadurecendo – e quanto mais maduros, mais amargos.

Para guardar

Ele pode ser acondicionado na geladeira ou na fruteira, sempre em saco plástico, e dura até quatro dias.

Para aliviar o amargo

Tem quem goste do sabor do jiló – e tem o resto da população. Para aliviar um pouco o sabor, é possível cortar o fruto e deixá-lo de molho em água salgada (ou com algumas gotas de limão ou ainda de vinagre) por quinze minutos antes do preparo. Outra opção é deixar o ingrediente de molho na água com gelo. Escorra antes de preparar e vá sem medo.

Preparando

Jiló fatiado e frito ou à milanesa é um petisco de bar inusitado – e bem menos amargo do que se imagina. Ele também fica muito bem cozido com arroz. Outra opção boa é preparar o jiló no vapor, ou ainda refogado com cebolas e shoyu – uma sugestão diferente para quem acha que o ingrediente só funciona com pratos da comida mineira.

Fonte: UOL

Mais conteúdo sobre:

Comida Cozinha Jiló

outros destaques >>

Facebook

Twitter