31 C°

domingo, 25 de junho de 2017.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Fundação Alphaville forma novas turmas do Programa Jovem Sustentável Cidadania Digital no Ceará

quarta-feira, 27 de julho 2016

Imprimir texto A- A+
capa-revista-FA

Foto: Reprodução/Agência Frutifera

 

Com o objetivo de formar jovens que sejam multiplicadores em cidadania e sustentabilidade, a Fundação Alphaville e a Prefeitura Municipal do Eusébio concluíram uma nova turma do Programa Jovem Sustentável – Cidadania Digital de Eusébio (CE).

O curso, que é bastante concorrido e sempre tem fila de espera, contemplou 160 alunos de 14 a 24 anos das comunidades de Jabuti, Santo Antônio, Parque Havaí e Mangabeira. As aulas iniciaram no dia 07 de março e foram concluídas em junho.

O Programa, reconhecido entre as cinco melhores práticas sustentáveis pelo Selo Benchmarking 2015, teve início no ano de 2010 e já formou mais de 1400 jovens nos seis estados de atuação (Ceará, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás e Sergipe). No quadro de educadores voluntários do projeto, destacam-se ex-alunos que retornam para replicar o que aprenderam e incentivar mais jovens a se envolverem no tema da sustentabilidade integral.

É o caso de Francinilson de Sousa Silva, 18, que fez parte dessa última turma. “Quero ser voluntário nesse projeto para poder contribuir e disseminar a informação”, comentou o jovem, que pretende se formar na área ambiental.

Graça Rodrigues, coordenadora local do programa, afirma que além do estímulo à continuação dos estudos e do retorno como voluntários, a inserção no mercado de trabalho é igualmente facilitada pela participação em cursos de desenvolvimento, como o proposto. “Entre 10% e 15% dos alunos conseguem ingressar no mercado de trabalho ainda durante o andamento do curso, e os demais encontram boa aceitação do mercado para essa inclusão posterior”, afirma.

Graça também ressalta que além do aprendizado digital, os alunos vivenciam a inclusão social, com a participação de alunos especiais.

Para saber mais sobre o programa e acompanhar a abertura de novas turmas, acesse: http://fundacaoalphaville.org. br/blog/projetos-items/ cidadaniadigital/

Sobre a Fundação Alphaville

A Fundação Alphaville é uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público e nasceu em 2000, tendo como principal mantenedora a Alphaville Urbanismo. Promove a construção de novas soluções para o desenvolvimento (das pessoas e dos territórios) pautada na convivência entre todos os envolvidos. Está presente em 22 estados brasileiros e trabalha com base na identificação do potencial e dos interesses de cada comunidade, apoiando o desenvolvimento das vocações locais e fortalecendo sua atuação. Em 16 anos de trabalho, a Fundação já beneficiou mais de 270 mil pessoas, por meio de seus mais de 180 projetos. Para saber mais acesse www.fundacaoalphaville.org.br

Fonte: Assessoria de Imprensa

outros destaques >>

Facebook

Twitter