terça-feira, 18 de dezembro de 2018.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Idosos encontram em viagens uma forma de melhorar a qualidade de vida

sexta-feira, 30 de novembro 2018

Imprimir texto A- A+

Viajar é sinônimo de encher a mala com novos conhecimentos culturais e melhorar a qualidade de vida, mas engana-se quem pensa que apenas os jovens aproveitam os roteiros turísticos. Uma pesquisa realizada pela  Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV Nacional) destaca que os viajantes com mais de 65 anos representam cerca de 15% dos pacotes turísticos vendidos no Brasil para destinos nacionais e internacionais. Outro dado que releva esse desejo dos idosos por viagem é uma pesquisa recém divulgada pelo aplicativo de aluguel de estadia, Airbnb, que é referente ao período de setembro de 2017 a setembro deste ano, onde registra o crescimento de 93% no número dos viajantes da categoria sênior.

DivulgaçãoEntre os destinos do Ceará procurados por idosos, Jericoacoara ganha destaque principalmente devido ao clima praiano e a paisagem natural rústica. O gerente da Barraca Alchymist Beach Club de Jericoacoara, Gleidson dos Santos, comenta que os clientes idosos procuram um conforto maior e um diferencial sempre que vão à barraca. “Geralmente, nós recebemos bastante idosos aqui na barraca, principalmente em épocas de baixa estação quando as praias da região estão com menos movimento. Além disso, eles sempre buscam a área vip da barraca, onde existem bangalôs para os clientes deitarem e um atendimento mais exclusivo, porque eles se sentem mais confortáveis”, disse

Os itens relatados por Gleidson são confirmados na pesquisa realizada pelo estudo “Turismo Sénior, caracterização geográfica e impactos biopsicossociais” de Portugal, realizada em maio deste ano, que mostra que os idosos que costumam viajar têm uma percepção positiva em relação ao seu bem-estar. Relaxar, conhecer novos ambientes e se sentir mais jovens é um dos motivos que alimentam o desejo de viajar das pessoas idosas.

Viajar de graça

Os brasileiros que já completaram 60 anos de idade já podem emitir sua Carteira do Idoso e fazer viagens interestaduais de ônibus pagando metade do valor da passagem ou até mesmo de graça, segundo informações do governo federal. Antes de mais nada, é preciso estar inscrito no Cadastro Único do governo federal. Esse cadastro é um banco de dados que o governo possui sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza. Elas são usadas pelo governo federal, de estados e de municípios para levar programas sociais.

Entre a data da solicitação e o dia em que estará com sua Carteira do Idoso em mãos, pode haver um prazo de até 90 dias. A passagem gratuita ou com desconto deve ser solicitada diretamente no guichê da empresa de ônibus. Essa solicitação pode ser feita a partir de 30 dias úteis antes da viagem até 3 horas do horário de partida

Atualizado por Natasha Ribeiro
[email protected]
Fonte: Ass. de Imprensa

Mais conteúdo sobre:

Idosos qualidade de vida

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter