domingo, 15 de setembro de 2019.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Pesquisa revela que 78% da população escolhe destino com base na sua culinária

sexta-feira, 22 de março 2019

Imprimir texto A- A+

As preferências por viagens mudam de tempos em tempos, seja por fatores climáticos, interesses culturais e até culinários, temas que enchem os olhos dos viajantes. De acordo com pesquisa feita no primeiro trimestre deste ano, 37% dos brasileiros têm como principal investimento conhecer novos lugares, a pesquisa foi feita pelo buscador de viagens Kayak. Esse cenário aparece pelo segundo ano consecutivo.

Outro dado que chama atenção é o resultado do buscador Voopter, que traz um banco de dados sobre a motivação e procura das pessoas quando o assunto é a escolha da próxima viagem. Sai na frente o quesito “culinária”, sendo apontada como principal atrativo para mais da metade dos viajantes, representando 78% na pesquisa.  A estudante Gabriela Maria é experiente quando o assunto é culinária. ‘’A alimentação é o principal quesito quando penso em fazer alguma viagem. O interesse é conhecer os pratos que, geralmente, contam um pouco da cultura da região, pelo sabor’’. A família da estudante escolheu fazer uma viagem para a China, atraída pela culinária, e conta que essa é a maior atração.

Reprodução

Culinária regional Nordestina

Na paradisíaca Praia de Jericoacoara, localizada no litoral Oeste do Ceará, as barracas locais se destacam pela culinária com ingredientes tipicamente nordestinos. Uma delas é a Barraca de Praia Alchymist Beach Club, uma das maiores na localidade e que recebe cerca de 2.000 pessoas por dia. Opções como Peixe Frito e Carne de Sol estão entre as mais procuradas na barraca. ‘’Há algum tempo a estrutura dos estabelecimentos não é a única atração para os turistas. A culinária atrai muitos clientes que vem, de todas as partes do Brasil, procurando pratos regionais e que só são encontrados aqui, afirma o gerente da barraca, Gleisson dos Santos.

Outra alternativa é a peixada na água grande, opção de peixe que disputa a preferência dos turistas no Nordeste. As variações do peixe, e de outros pratos, chama a atenção pelo sabor e acompanhamentos sempre peculiares e diversificados, como o pirão, a macaxeira e os purês.

Para Poliana Cavalcante, que sempre busca experimentar a culinária dos locais por onde viaja, é indispensável provar os frutos do mar quando visita o litoral. ‘’Já fui a Jericoacoara três vezes, em todas elas experimentei pratos diferentes, sempre buscando conhecer novas opções da culinária local, desde o tradicional peixe frito até os pratos mais sofisticados como o vôngoles.

 

Mais conteúdo sobre:

Pesquisa Culinária Destino Revelação Escolha

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter