terça-feira, 17 de setembro de 2019.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Turismo estrangeiro: Ceará deve entrar na rota dos europeus que tiram férias no período entre agosto e setembro

terça-feira, 27 de agosto 2019

Imprimir texto A- A+

Na Europa, a época conhecida como alta estação acontece entre agosto e setembro, no mesmo período das férias escolares. É quando o frio finalmente dá uma trégua, fazendo com que sair de casa seja o que os europeu mais gostam de fazer. Durante esses dias, eles também ganham o mundo, conhecem novas culturas e cenários paradisíacos, com bastante sol, sombra e água fresca.

Reprodução

Apreciadores de belezas exuberantes, muitos se apaixonam pelo Ceará. O Estado apresentou uma crescente no volume de atividades turísticas no primeiro semestre do ano, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice atingiu 9,9%, que representa quase três vezes mais que a média do Brasil neste mesmo período, ainda segundo o levantamento.

Para atrair o público estrangeiro, diversos estabelecimentos da capital aguardam com ótimas expectativas o período. Um desses locais é o restaurante Jardim do Alchymist, especializado na gastronomia contemporânea. Com traços também da cultura italiana, a proposta do espaço é oferecer a experiência para os clientes desfrutarem um pouco da cozinha estrangeira com toques regionais.

“Nossa ideia é oferecer um pouco da regionalidade, sem perder o bom gosto das nossas raízes italianas. Para isso, o nosso espaço e arquitetura casam com uma proposta de bem-estar aos turistas estrangeiros. De todo montante de público que visita nossa casa, 30% são pessoas que residem em outro país e estão em Fortaleza como visitantes. Neste período de alta estação do turismo estrangeiro, a expectativa é de até 50% de crescimento desses visitantes”, destaca Cléa Girão, diretora do restaurante.

Outros estabelecimentos listados pelo site TripAdvisor – plataforma que fornece informações e opiniões relacionadas ao turismo – figuram na lista dos melhores locais com traços da cozinha europeia: Lô Restaurante, Casa Nostra, Marcel, Cantina Caravaggio, Mârques da Varjota, O Alemão, Bistro D’Europa, Cantina di Napoli e La France.

Jericoacoara

Na parte litorânea do Estado, Jericoacoara também se revela como um dos locais mais atrativos quando o assunto é turismo estrangeiro. Segundo o consultor turístico Júlio César Borges, entre agosto e início de novembro se estabelece o pico do turismo internacional, principalmente europeu. “Durante os meses de junho e julho, quem visita mais Jericoacoara é o público argentino, sul americano. Em agosto, setembro, até, mais ou menos, o início de novembro é o período do público europeu. No total, 80% franceses, 30% italianos e cerca de 20% vindos da inglaterra e outros países”.

O local paradisíaco, que já chegou a ser considerado como uma das praias mais bonitas do planeta, carrega uma beleza exuberante, dunas, bastante sol e tudo que os turistas precisam para viver um pouco do verão europeu com o toque das terras cearenses, que é exatamente a proposta oferecida pelo restaurante Beach Club, localizado às margens da Lagoa do Paraíso.

O gerente da barraca, Gleidson Souza, aposta que o estilo do espaço, com traços de Verão Europeu, é o grande diferencial do local: bangalôs, tendas e pés nas águas límpidas. “No cardápio, temos uma variedade de pratos que vão de petiscos tradicionais, passando por pratos praianos, drinks seletos e sobremesas de dar água na boca. O queridinho do cardápio é o robalo na brasa no valor de R$289,90 que serve até 4 pessoas e vem acompanhado de macaxeira frita, purê de batata, arroz branco, farofa e salada”.

Quando o setor é de hotelaria, outro estabelecimentos da região também projeta um bom público vindo do continente europeu. Laís Lopes, gerente de um hotel que fica na vila de Jericoacoara, ressalta que o local já está com 70% da ocupação somente de estrangeiros. “A expectativa é fecharmos esse período que antecede os preparativos para iniciar as projeções do fim de ano com um acréscimo expressivo de 100% de turismo estrangeiro. Nas próxima duas semanas, é certeza de casa cheia, por isso aguardamos com boas expectativas. Jericoacoara, sem dúvidas, é o local ideal para esses visitantes vindos da Europa e de todas as partes do mundo”, frisa Laís Lopes, gerente do Art Hotel.

Atualizado por Natasha Ribeiro
natasha@oestadoce.com.br
Fonte: Ass. de Imprensa

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter