25 C°

quinta-feira, 29 de junho de 2017.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Cansaço e muita fome? Seis sinais de que você está exagerando no açúcar

segunda-feira, 19 de junho 2017

Imprimir texto A- A+

Muita gente pensa que só os diabéticos precisam se preocupar com os níveis de açúcar. No entanto, o excesso de glicose no sangue – vinda não só de doces, mas também de carboidratos – pode ser um problema até para pessoas que, teoricamente, não tem tendência à doença. Com a ajuda da nutricionista Clarissa

Fujiwara da Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade), listamos alguns sinais que seu corpo dá para avisar que talvez seja hora de fazer algumas alterações em sua dieta diária.

Reprodução/Hoje mais

1- Canseira que não passa

Quando o nível de açúcares no sangue está alto, acontece algo curioso: a produção de insulina no corpo não dá conta de processar toda a glicose que recebe e, por isso, a substância não entra nas células como deveria. Conclusão: falta energia para fazer as atividades cotidianas.

2- Sede constante e vontade de urinar

Esse é um ciclo vicioso causado pelo excesso do açúcar – a glicose que não é processada pelo corpo precisa ser excretada de alguma maneira para que o organismo possa se reequilibrar. Isso resulta em uma vontade constante de fazer xixi. A perda de fluidos, por sua vez, faz com que a pessoa sinta cada vez mais sede.

3- Fome que só aumenta

Do nada, você virou aquela pessoa que mal terminou o almoço e já está pensando no lanchinho da tarde? Talvez seja a hora de conversar com seu médico. Fome constante costuma ser um dos sinais associados ao excesso de consumo de açúcar justamente pela incapacidade do corpo para administrar a glicose. Como a energia não entra nas células, o organismo acaba interpretando que precisa de mais comida para se manter funcionando – daí a fome que parece que não passa.

4 – Alterações na pele

Em algumas pessoas, manchas escuras na pele (em especial em áreas como virilhas e axilas) podem ser um sinal de uma resistência à insulina – que pode acabar se transformando em diabetes. Pele seca e coceiras também são dois itens que, às vezes, podem ser associados ao excesso de açúcar, por conta da desidratação do corpo.

5 – Dificuldade para se concentrar

Embora Clarissa avise que este sintoma, sozinho, nem sempre seja sinal de exagero no consumo de açúcar, ele pode ser considerado um tópico a ser considerado. O cérebro é um dos órgãos que mais consome nossa energia – e se ela está em falta no organismo, o resultado são dores de cabeça e, sim, uma certa dificuldade para prestar atenção no que se está fazendo.

6 – Infecções urinárias

Um nível de açúcar alto no sangue por muito tempo leva a um desequilíbrio no sistema imunológico – o que, por sua vez, facilita o aumento de infecções no corpo. Infecções urinárias e candidíase, por exemplo, por vezes aparecem como um sintoma da hiperglicemia.

Fonte: UOL

 

Mais conteúdo sobre:

Saúde Açucar

outros destaques >>

Facebook

Twitter