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Exercite-se: saiba como preparar sua saúde para o carnaval

sexta-feira, 22 de fevereiro 2019

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A menos de um mês para o carnaval, aqueles que quiserem curtir os dias de folia vão precisar de um bom preparo físico. Além de pensar nas fantasias e seus acessórios, os foliões não podem deixar de lado a preocupação com a saúde. Simone Jesus, líder da unidade Barra Hall, na rede SELFIT, explica que investir em exercícios é uma ótima alternativa para aguentar o ritmo. Segundo a profissional, ter uma boa condição cardiorrespiratória, musculatura treinada e bem aquecida pode ser o segredo ideal para aguentar o pique da festa toda.

Reprodução

Seja nos bloquinhos de rua, sambódromos ou avenidas, ao som do frevo, samba ou axé, os 4 dias de festa exigem cuidado e atenção redobrada, uma vez que normalmente envolvem o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, alimentação desregrada, pouco tempo de descanso e muito sol na cabeça, além do esforço físico. Para evitar maiores danos, a especialista ressalta a importância de manter uma alimentação equilibrada e o corpo hidratado. “É fundamental ingerir muita água e dar prioridade para comidas naturais, como frutas, verduras, legumes. Não esquecer de ingerir proteínas magras e também carboidratos. Tudo isso resultará em uma maior disposição”, explica.

Outra dica é a prática de exercícios físicos, capazes de melhorar a resistência do corpo. Atividades como caminhadas, corridas, pula corda, natação e pedalada aumentam o bombardeamento de sangue nos pulmões, proporcionando um condicionamento ideal. Para os amantes da musculação, Simone sugere práticas de resistência. Nos treinos de hit intensivo, por exemplo, as séries intercaladas são ideais para desenvolver força sem ficar entediado. Já no pilates, o alongamento e fortalecimento do corpo garantirá mais energia para ficar de pé o dia inteiro, evitando dores na lombar. Quem quiser ir ensaiando as coreografias do momento e entrar no clima da festa, pode investir nas aulas de dança, outra alternativa eficaz e divertida.

Por fim, os foliões não devem esquecer do uso de protetor solar, tênis e óculos de sol. Nas semanas seguintes, segundo a profissional, a dica é procurar manter um ritmo de exercícios sem forçar exageradamente a musculatura, retomar a rotina do sono e manter uma alimentação rica em nutrientes. Assim, é bem possível que sua quarta-feira-de-cinzas não seja tão ingrata.

Atualizado por Natasha Ribeiro
natasha@oestadoce.com.br
Fonte: Ass. de Imprensa

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