terça-feira, 25 de junho de 2019.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Fortaleza sedia o Congresso Brasileiro de Recursos Genéticos

Primeira vez no Ceará, o evento é realizado pela Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos e Embrapa

sexta-feira, 02 de novembro 2018

Imprimir texto A- A+

Fortaleza sedia, de 6 a 9 de novembro, na Fábrica de Negócios do Hotel Praia Centro, o V Congresso Brasileiro de Recursos Genéticos – V CBRG, com a participação de palestrantes de destaque nacional e internacional. O evento é realizado a cada dois anos pela Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos. Esta edição, que é realizada em parceria com a Embrapa, discutirá o potencial dos recursos genéticos para conservação, valoração e uso da biodiversidade.

Esta é a segunda vez que o Congresso é realizado no Nordeste, a primeira foi em Salvador (BA), em 2010. Ao longo dos quatro dias de Congresso, Fortaleza será a capital internacional da Biodiversidade, com a presença de pesquisadores, professores e estudantes de diversas instituições, exposição de trabalhos, intercâmbio de informações, divulgação de inovações tecnológicas em recursos genéticos e criação de parcerias.

A presidente do Congresso, Ana Cecília Ribeiro de Castro, pesquisadora da Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza – CE), explica que os recursos genéticos são a base para o desenvolvimento de novas cultivares, raças e estirpes com características de interesse, como alta produtividade, maior qualidade nutricional, maior resistência à seca e ao ataque de pragas e doenças. Além do uso para produção de alimentos, os recursos genéticos podem ser empregados como fármacos, cosméticos, na produção de combustíveis, em construções e na fabricação de vestimentas.

Como explica a presidente do congresso, durante milhares de anos, a humanidade tem usado e desenvolvido recursos genéticos para alimentação e agricultura. Porém, essa riqueza está sendo perdida em um ritmo alarmante. “Os biomas e ecossistemas naturais ou agrícolas enfrentam um período de grandes mudanças climáticas que podem acarretar prejuízos à biodiversidade e aos sistemas produtivos, levando à perda de variabilidade genética e consequentemente das características de interesse”, diz. Segundo ela, esse processo pode comprometer a sustentabilidade do agronegócio e a segurança alimentar da população.

Para Ana Cecília Ribeiro de Castro, o evento será um divisor de águas para os estudiosos do tema. “Mais do que um encontro científico, o V CBRG se apresenta como um importante fórum de discussão entre instituições que se dedicam à pesquisa e ensino em recursos genéticos, constituindo-se uma importante ação de capacitação e atualização de profissionais e acadêmicos”, antecipa.

O evento abordará temas específicos para cada área: animal, microbiana e vegetal, permitindo assim, que a comunidade científica exponha e conheça os mais recentes avanços do conhecimento em recursos genéticos. Serão apresentados processos, produtos e serviços oriundos de pesquisas que podem trazer melhorias significativas dos pontos de vista ambiental, econômico e social. A programação contempla palestras, painéis e minicursos com profissionais de expressão nacional e internacional.

Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos – SBRG

Fundada em 2008, a Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos – SBRG, é uma associação civil, com sede em Brasília (DF), sem fins lucrativos, formada por pesquisadores, professores e estudantes universitários do Brasil que atuam na área de Recursos Genéticos animais, vegetais e de microrganismos.

A SBRG é filiada à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e busca promover o desenvolvimento, a difusão de conhecimento e contribuir para a formação e atualização dos profissionais da área.

Eventos Paralelos

Em paralelo ao V Congresso Brasileiro de Recursos Genéticos, Fortaleza sediará também a II Feira Nacional dos Guardiões da Agrobiodiversidade, evento gratuito e aberto ao público que tem como principal objetivo a valorização dos trabalhos de conservação e uso racional da agrobiodiversidade realizados por agricultores tradicionais. Foram convidados agricultores, indígenas, quilombolas e outros representantes de comunidades tradicionais. Na programação, está prevista a apresentação de palestras, painéis e minicursos com profissionais que atuam na área de recursos genéticos.

SERVIÇO:

V Congresso Brasileiro de Recursos Genéticos

Data: 6, 7, 8, 9 de novembro (terça a sexta-feira)

Horário: 9 às 19h

Local: Fábrica de Negócios – Hotel Praia Centro

Endereço: Av. Monsenhor Tabosa 740, Centro. Fortaleza – CE (Entrada de eventos pela Rua João Cordeiro).

Inscrições: cbrg2018.com.br

Fonte: Ass. de Imprensa

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter