segunda-feira, 17 de junho de 2019.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Hospital Mário Barreto tem horário de atendimento ampliado para atender casos de viroses

sexta-feira, 05 de abril 2019

Imprimir texto A- A+

O aumento no número de casos de viroses em crianças na cidade de Fortaleza, por conta do período chuvoso, tem levado profissionais e gestores da área da saúde a traçar novas estratégias de combate contra esse tipo de infecção. Uma das iniciativas mais recentes foi adotada pelo Pronto Atendimento Mário Barreto, da rede Hapvida. A unidade mudou o planejamento inicial de atender até às 19h e passou a receber pacientes até às 22h, em todos os dias da semana inclusive feriados, enquanto durar a quadra chuvosa na capital cearense.

Reprodução

De acordo com o pediatra, Jonnathas Loureiro, as viroses desse período podem se manifestar em sintomas respiratórios (tosse seca ou cheia, espirros, congestão nasal) ou gastrointestinais (vômitos, diarreia, dor abdominal), que podem ou não vir juntos, além de febre. O especialista recomenda que os pais evitem manter as crianças em ambientes que sejam muito quentes e abafados, consumir alimentos que não estejam frescos, bem como mantê-las fora de contato direto com outras crianças ou adultos que
já estejam com estes sintomas.

“A higienização pessoal e a lavagem das mãos (com água e sabão ou álcool) é de extrema importância nestes casos”, acrescenta. O pediatra lembra que uma vez acometida por uma virose “é esperado que a criança fique mais retraída, com dificuldade de aceitar os alimentos, então, é importante intensificar a oferta de água e outros líquidos naturais e manter o repouso”.

Ele explica, por fim, que “as viroses costumam ser autolimitadas, ou seja, se resolvem sozinhas e, por isto, fazemos o uso apenas de medicações simples que são sintomáticas. Contudo, são situações que necessitam de avaliação médica urgente: criança muito decaída, recusa alimentar importante e de líquidos, falta de ar, febre alta, vômitos após qualquer ingestão, dor abdominal importante, presença de sangue nas fezes ou vômitos e quando a criança tem piora progressiva mesmo já estando em uso de medicamentos sintomáticos por 48 horas.”

SERVIÇO:
Pronto Atendimento Mário Barreto
Endereço: Rua São Raimundo, 1781 – Cambeba (esquina da Avenida Washington
Soares).
Horário de atendimento: De 7h às 22

Atualizado por Natasha Ribeiro
natasha@oestadoce.com.br
Fonte: Ass. de Imprensa

Mais conteúdo sobre:

Atendimento Hospital Mário Barreto Viroses

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter