quarta-feira, 17 de julho de 2019.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Simpósio discute gratuitamente doenças da Mácula no próximo dia 22

sexta-feira, 15 de março 2019

Imprimir texto A- A+

Fortaleza recebe, no próximo dia 22 de março, a edição 2019 do Mácula. Trata-se de um dos simpósios mais importantes do país a discutir, sob a coordenação do médico oftalmologista Abelardo Targino, os avanços no diagnóstico e tratamento das maculopatias. Aberto e gratuito ao grande público, o evento começa às 17h, no Seara Praia Hotel (Avenida Beira Mar, 3080, Meireles).

Reprodução

Dividido em dois momentos, o Simpósio recebe, inicialmente, o público geral para acompanhar a palestra do médico oftalmologista Almyr Sabrosa (RJ) e sanar, de forma gratuita, dúvidas sobre as doenças que acometem a mácula. Entre elas, está a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), principal causa de cegueira legal em indivíduos acima dos 60 anos, no mundo. O momento subsequente, a ser iniciado às 18h30, marca a conversa de Almyr e Abelardo com os médicos oftalmologistas do Ceará, para que compartilhem conhecimentos e experiências.

As doenças da mácula, como também são chamadas, causam a perda da visão central porque afetam um ponto ovalado de cor amarela localizado junto ao centro da retina do olho humano, de nome “mácula”. Mesmo que raramente causem cegueira total, essas doenças podem impedir o desempenho de atividades que exijam a visão central, como ler ou dirigir.

O simpósio mantém o debate sobre as maculopatias que, diferentemente da catarata e do glaucoma, ainda não contam com tratamento adequado no Sistema Único de Saúde (SUS). Entre as principais causas das maculopatias estão: Retinopatia Diabética, Tromboses Venosas, Membranas Anormais e, nos idosos, a DMRI, como citado anteriormente.

Para participar, basta se inscrever por intermédio dos telefones: (85) 98891.7171 e 99616.2806 e levar, no dia do simpósio, latas de leite em pó destinadas à Casa de Apoio Sol Nascente, entidade localizada dentro do Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU), à Avenida Alberto Craveiro, 2222, com o objetivo de cuidar de crianças soropositivas ou não, vítimas de abandono por causa da doença nos pais ou, simplesmente, por causa da falta de condições dos responsáveis por elas.

Serviço: Mácula 2019 – Avanços no Diagnóstico e Tratamento. Dia 22 de março, às 17h, com palestra gratuita para a população em geral, e 18h30, para médicos oftalmologistas, no Seara Praia Hotel.

 

Mais conteúdo sobre:

simpósio Doenças da Macula Dia 22

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter