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Varizes: Como reduzir o incômodo no verão

segunda-feira, 21 de janeiro 2019

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Peso nas pernas, dor e a presença de veias azuladas, estes são os indícios que as varizes começaram a se instalar.  Para alguns, o histórico familiar é um dos fatores relacionados ao seu surgimento, mas para outros, a vida sedentária, o  excesso de peso, fumo e profissões que exijam permanecer em pé por longos períodos estão entre os principais fatores de risco.

A  incidência em mulheres  é maior do que em homens, tendo em vista que o uso de pílulas anticoncepcionais pode também desencadear esse problema. E o que mais incomoda, além do fator estético, são os desconfortos provocados pela má circulação que podem se agravar durante o verão. Isso ocorre porque aumento das temperaturas podem fazer com que pessoas que tenham varizes sintam dilatamento das veias, tenham retenção de líquidos, pressão e dor nas pernas, dores nos pés e inchaço nos tornozelos.

E o que fazer para amenizar esses sintomas? Aqui vão alguns conselhos que podem ajudar a melhorar a qualidade de vida de sofre desse desconforto.

Reprodução

Evite fontes diretas de calor
Sabemos que, verão é sinônimo de praia, piscina e bronzeado. No entanto, as altas temperaturas favorecem a dilatação das varizes e o problema se agrava. Por isso, o ideal é tomar sol nas horas de menos calor , antes das 10h da manhã e depois das 15h. É essencial usar protetor solar nas pernas e banhe-se em água fresca a cada 15 ou 20 minutos.

Movimente as pernas no verão
Aproveite o dia e faça uma caminhada pela praia nas horas de menos sol. A areia reativa nossa circulação e é muito saudável, principalmente se andar descalço ao longo da orla marítima, pois a água exerce uma contração venosa muito adequada. Caso, faça uma viagem longa de carro ou avião, deve saber que estas situações de imobilidade aumentam o desconforto nas pernas. O Ideal é caso esteja dirigindo, fazer paradas e movimentar-se. Caso esteja em um avião, levantar-se a cada 1h e caminhar até banheiro pode ajudar bastante na circulação.

Calçados e roupas confortáveis
Evite calças de tecidos pesados como jeans, principalmente se forem  muito apertadas. Dê preferência aos vestidos de algodão largos e frescos,  shorts e camisetas. Preocupe-se também com os calçados. Se as sandálias ou os sapatos tiverem o salto superior a 4 centímetros da superfície de apoio do pé, poderá impedir o retorno venoso adequado. Escolha tênis leves e sandálias com palmilhas confortáveis.
Hidrate-se

Beber bastante líquido pode evitar tanto a desidratação como a retenção e inchaço nas pernas. Mas lembre-se que bebidas gasosas, alcoólicas e fermentadas devem ser evitadas. Sempre escolha água gelada, água de coco, sucos naturais e chá verde. Lembre-se que precisamos beber no mínimo 2 litros de água por dia e no verão essa atenção precisa ser redobrada.

Pratique atividade física

Além de prevenir todos os tipos de doenças, os exercícios físicos fortalecem os músculos, ativam a circulação sanguínea e previnem o aparecimento de varizes. A prática da atividade física diminui ainda o risco de retenção de líquido nas pernas, uma das principais causas de inchaço nos tornozelos, além de prevenir o aparecimento de trombos.

Importante!

Além de seguir essas dicas que podem ajudar, é importante procurar cirurgião vascular ou um angiologista para tratar do problema. As varizes não são apenas um problema estético. Se não tratadas, elas podem causar dores e desconfortos regulares. Então não perca mais tempo, cuide da saúde de suas pernas e aproveite não só o verão, mas todas as outras estações do ano, com pernas saudáveis e lindas.

Atualizado por Natasha Ribeiro
natasha@oestadoce.com.br
Fonte: Ass. de Imprensa

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