segunda-feira, 25 de março de 2019.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Você sabe o que é artrose?

segunda-feira, 28 de janeiro 2019

Imprimir texto A- A+

Inchaço, dor, rigidez nas juntas e dificuldade para realizar movimentos são alguns dos sintomas da artrose, doença causada pela degeneração e frouxidão da cartilagem da articulação que encobre os ossos. A artrose pode afetar qualquer articulação do corpo e os sintomas variam para cada pessoa, podendo ser constantes ou intermitentes.  Frequentemente, os locais mais atingidos são joelho, coluna, mão e ombro.

Reprodução

Existem dois tipos de artrose: a primária, que aparece por causa do uso excessivo de uma articulação ou até mesmo pelo envelhecimento. E há também a artrose secundária, que surge por consequência de outras doenças. Para a forma primária não há fatores de risco, mas para a secundária, os principais são os exercícios físicos, traumas repetidos, cirurgias das estruturas articulares, obesidade, gota, artrite reumatoide, diabetes e distúrbios hormonais.

O Dr. Leonardo Oliveira Mendonça, especialista em Imunologia da Clínica Croce, explica que outro fator importante é a relação com o envelhecimento. “Nas mulheres a doença acomete, principalmente, as articulações das mãos, e nos homens as articulações do quadril. Em ambos os sexos aparece com o envelhecimento, geralmente, após os 40 anos”, conta o médico.

Não existe cura para a artrose e há somente medidas para aliviar os sintomas, que vão desde analgésicos simples até anti-inflamatórios. “Além disso, pode ser indicada a fisioterapia, a terapia ocupacional e, inclusive, injeções de cortisona e de ácido hialurônico. Todos esses tratamentos precisam de indicação médica”, ressalta Dr. Mendonça.

Atualizado por Natasha Ribeiro
natasha@oestadoce.com.br
Fonte: Ass. de Imprensa

Mais conteúdo sobre:

Saúde Tratamento Artrose Articulação

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter