28 C°

segunda-feira, 26 de junho de 2017.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Helio Fernandes inspirou Venelouis

quinta-feira, 27 de outubro 2016

Imprimir texto A- A+

Uma das maiores inspirações de Venelouis foi o estilo contundente e libertário do jornalista Helio Fernandes, diretor do jornal Tribuna da Imprensa. Tanto assim que, ao assumir a direção do Jornal O ­Estado, em janeiro de 1966, Venelouis passou a reproduzir no Ceará a coluna “Em Primeira Mão”, escrita por Helio Fernandes. A coluna era publicada com o atraso de um

dia e as vezes até três dias pois era remetida do Rio de Janeiro para Fortaleza por via aérea.
“Eu nunca tinha conhecido o Venelouis. Um dia ele apareceu lá na redação da Tribuna da Imprensa e foi de uma sinceridade total”, lembra Helio Fernandes, hoje com 96 amos. Helio falou ao Jornal O Estado, em sua residência, no Rio de Janeiro. Ele conta:

— Eu estava na redação do jornal e chega o Venelouis e me fala: “ Eu sou admirador da Tribuna, da sua coluna e do seu artigo. Nós estamos em uma situação muito difícil. Uma solução para nós é transcrever a tua coluna e o teu artigo diariamente, mas não temos dinheiro para pagar”. Eu disse “Não tem nenhum problema. Dinheiro não é problema nenhum. Você está autorizado a publicar todo dia”. Ele levantou, me abraçou e disse com aquela sinceridade estupenda. “Você salvou O Estado”. Foi aí que passou a publicar a coluna e o artigo. Foi ótimo.

outros destaques >>

Facebook

Twitter