segunda-feira, 20 de agosto de 2018.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Comunicação para a sustentabilidade

terça-feira, 31 de outubro 2017

Imprimir texto A- A+

Dez anos de informação e comunicação para a sustentabilidade. O reflexo da “onda verde” das últimas décadas foi sentido nos meios de comunicação. Mundo afora, surgiram cadernos específicos, veículos inteiros dedicados a informar a população sobre o assunto. Agências de notícias, jornais, institutos e outras organizações juntaram-se à tropa de ambientalistas e cientistas, formados, muitas vezes, por eles mesmos.

Essa tendência foi concretizada no Brasil e um dos pioneiros no jornalismo impresso nacional foi “O Estado”, através de seu caderno semanal “O Estado Verde”. A nova linha editorial chega com o objetivo de fazer comunicação para a sustentabilidade. Ainda hoje, o suplemento é o único fixo nos jornais do Ceará e único no Nordeste e em todo o País a debater não só meio ambiente, mas sustentabilidade – conceito que não se limita a uma esfera do conhecimento, abarcando natureza, economia e sociedade e ramificando-se por todas as instâncias da vida.

Propositiva
Desde outubro de 2007, de forma propositiva, sob a supervisão de sua idealizadora e ambientalista Tarcilia Rego, e o apoio incondicional de Ricardo Palhano, O Estado Verde vem ajudando a educar ambientalmente a sociedade cearense ao disseminar conteúdo sustentável, inserindo-o no cotidiano local. Até hoje, foram 514 edições semanais. Tudo começou com apenas uma página e hoje já conta com oito, demonstrando o compromisso do jornal O Estado com o tema.

Dez anos de uma linha editorial muito mais dedicada às ações positivas pelo meio ambiente, informando exemplos de como planejar e enfrentar os desafios da sustentabilidade, principalmente, no competitivo ambiente empresarial. Costumo dizer, que a nossa editoria é propositiva e especializada, inspira pessoas e vai além de uma publicação, tem missão, e contribui para a formação de uma nova cultura local.

Mais energia
Na sua essência O Estado Verde é um posicionamento, um modo de ser ambientalmente, socialmente e economicamente responsável, englobando e envolvendo a sociedade como um todo (o indivíduo, a iniciativa privada, a sociedade civil organizada e o governo) e deve ser buscado para endereçar questões socioambientais e os impactos que delas decorrem.

Não há dúvidas de que o grande desafio do século XXI é o alcançar uma relação harmônica entre ser humano e Planeta, e o desenvolvimento sustentável se mostra como a grande meta a ser atingida em âmbito global. Alinhado a essa meta e firme na posição de informar e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, mais rica e com mais cuidado ambiental, “O Estado Verde” tem certeza que o seu 10º ano de vida é momento de aglutinar mais energia para produzir mais reportagens e continuar contribuindo, cada vez mais, para a construção de uma nova cultura local voltada para a sustentabilidade. Todas as semanas, às terças-feiras.

outros destaques >>

Facebook

Twitter