domingo, 18 de agosto de 2019.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Por que se caminha pela adoção?

SÁVIO BITTENCOURT ESCRITOR E MESTRE EM HISTÓRIA SOCIAL

Sávio Bittencourt

Colunista - + CADERNOS

sexta-feira, 24 de maio 2019

Imprimir texto A- A+

Para que toda a criança tenha o aconchego de um colo. Para que a solução da vida da criança institucionalizada seja tomada com coragem e rapidez. Para que familias possam cumprir sua missão, que é viver o amor. Se caminha para que todos vejam o que era invisível: crianças que ninguém podia ver direito hoje estão colorindo a vida de adultos que optaram pelo afeto como elemento de sua fecundidade. Se caminha pela adoção para encorajar a quem pensa nisso, a quem já está se preparando, se habilitando. Para dar força às familias que estão se adaptando, aprendendo a viver como familia e superar desafios. Se caminha por que o caminho se faz caminhando. Viva a adoção.
Por que se luta pela adoção? Porque sem ela milhares de crianças não terão família, já que as suas originais não conseguem se organizar para tomar conta delas. Se luta porque a constatação da inviabilidade da família biológica demora uma eternidade. Porque é um assunto ofuscado pela demagogia. Porque o sistema jurídico é paquidérmico e falha sempre contra a criança sob o pretexto de proteger os interesses dos adultos. Viva a adoção!
Por que é necessário que as familias adotivas mostrem a sua cara? Para que todos vejam que é possivel amar o diferente de si. Que o amor se faz pela disposição de amar e não se presume nos laços biológicos. Porque é preciso comunicar ao mundo a felicidade que se sente ao se abraçar esse filho tão amado. Viva a adoção!
Por que a sociedade deve apoiar a adoção? Por que o direito das crianças viverem em família é um dever de todos. Uma chance preciosa de participar de uma luta contra o preconceito e o abandono. Uma forma de se humanizar reconhecendo nas crianças sem familia a humanidade que implora afeto. Viva a adoção!
Por que viver a adoção? Pelos beijinhos mil que vêm no pacote. Por ser o abraço um santo remédio contra todos os males. Pelo cheiro cheiroso que se cheira sem medo. Pela superação das dificuldades, dos desencontros, das pirraças. Porque amar se conjuga sempre no plural. Viva a adoção!

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter