28 C°

quinta-feira, 21 de setembro de 2017.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Depoimentos: fala Fortaleza!

quarta-feira, 13 de abril 2016

Imprimir texto A- A+

Leanderson Alcântara
Motion Designer

1 - Leanderson
A pesar da grande violência de nossa cidade, eu gosto de Fortaleza. Terra do sol, terra da alegria, lugar de gente receptiva e feliz, mesmo quando tudo está ruim.Dos nossos pontos fortes, nós temos as praias, as melhores praias do Nordeste estão aqui. Adoro passar um tempo passeando e pensando na vida ali pela Beira Mar, Dragão do Mar e arredores. Gosto de ver a vizinhança nas calçadas, jogando papo fora, mesmo que hoje em dia só fiquem ate às 20 horas, mas é uma tradição que não morre nunca, “olhar o momento lá na calçada”. Da nossa cultura e tradição, do humor gaiato e simples que parece tão natural. Tenho orgulho. Sou de Fortal.

Edglê Martins
Assistente de Custos

2 - Edglê
F ortaleza é aconchegante, é linda. Quando fria, tem uma sensação maravilhosa. Como o próprio nome já diz, Fortaleza, algo sólido, forte, terra de gente vencedora, de gente que luta e vai ao fim até conseguir. Tem um pôr do sol maravilhoso, no qual só conferi apenas uma vez. Sem falar das nossas comidas, que são o nosso cartão postal. Aqui tem tapioca, baião de dois, queijo coalho e várias coisas que amo. Um dos locais que não consigo me cansar de ir nunca é a Catedral. Lá, eu me sinto em casa e consigo me sentir em paz comigo mesmo. Não posso esquecer, também, do Passeio Público, um ótimo local para namorar, estar com quem nos faz bem. Infelizmente, a violência ainda é um dos pontos que Fortaleza sofre muito e, apesar disso inibir alguns turistas, jamais perde o brilho da nossa cidade. Fortaleza é apaixonante! É uma cidade onde tudo pode acontecer, tudo pode começar, recomeçar, construir e reconstruir. Fortaleza sempre cabe mais no coração da gente e de quem chega.

Mayara Sampaio
Jornalista

5 - Mayara Sampaio
Moro em Fortaleza há 11 anos. Sou mais uma dentre milhares que saem do Interior para buscar oportunidades na Capital. Durante esses 11 anos, Fortaleza se tornou meu lar. Fez de mim uma pessoa melhor. Amadureci dentro dos ônibus lotados que peguei para ir para o colégio, faculdade, trabalho… A Fortaleza que eu vejo hoje é bem diferente da que eu conheci 11 anos atrás. Mudaram muitas coisas: o trânsito, a segurança, até recebemos uma Copa do Mundo. Em meio a tantas mudanças, deixei de frequentar meus pontos turísticos preferidos, por medo da violência. Já não vou mais à Ponte Metálica com tanta frequência nem mais ao Passeio Público sentar naqueles bancos. Hoje, desejo que Fortaleza se transforme de fato em uma Fortaleza, para aqueles que sempre estiveram aqui, para aqueles, que como eu, escolheram para ser um lar e para aqueles que ainda virão. Depois de 11 anos, posso dizer que amo minha cidade e que ela merece um futuro melhor que esse presente.

Monaliza Honório
Assistente Administrativo

3 - Monaliza
E u gosto de morar aqui. Nada contra morar em Fortaleza. Somos uma cidade dos três climas. Quando se tem um bom inverno, gosto da minha cidade por ter praia, o nosso deslocamento fácil. Em outras cidades de outros estados, os ônibus demoram muito, aqui também demora, mas temos muita variedade. Adoro ir passear na avenida Beira Mar, porque lá eu ando à vontade, ando de patins, é um divertimento bom e barato.  Também gosto muito de ir aos barzinhos, que têm música ao vivo, acho que Fortaleza nos proporciona grande variedade de diversão. Eu desejo que ela cresça, cada vez mais, e que aqueles que não vivem em boas condições, que possam conseguir o seu lugar. Possamos crescer todos juntos, com mais empregos, uma saúde bem melhor também, sem esquecer da segurança, que é o que mais precisamos. Nossa infraestrutura, apesar de sermos uma cidade bem evoluída, ainda temos muito que melhorar, como nas estradas, avenidas, existem bairros que podem crescer mais. Eu desejo muito que Fortaleza tenha, sim, um grande crescimento porque se a cidade crescer em todos esses pontos, sabemos que nós também vamos ser beneficiados.

Mayara Maia
Publicitária

4 - Mayara Maia
N asci em Fortaleza e cresci nessa cidade linda, rodeada de praias e que tem o povo mais hospitaleiro e carismático que já conheci. Acredito que o melhor dos fortalezenses é essa vontade de mostrar aos turistas o quanto nossa cidade é linda e o quanto a gente ama receber todo mundo. Apesar de já ter morado fora, em outra cidade praiana, nada chega aos pés de sentar em uma barraca na Praia do Futuro, comer um caranguejo, peixe frito com macaxeira, queijo quente ou um camarão vendido num balaio pelos ambulantes. É incrível termos várias opções de restaurantes na Varjota, onde podemos escolher entre frutos do mar, churrasco, comida japonesa e depois ainda se deliciar com os melhores sorvetes e brownies da cidade. Particularmente, não sou muito fã de baladas, mas se você curte forró ou sertanejo, nós temos. Se curte rock ou bandas alternativas, temos também. E pra quem quer uma coisa mais light, tem show de humor todos os dias da semana, o que faz com que Fortaleza seja agradável, não apenas pra quem mora aqui, mas para todos os milhares de turistas que nos visitam todos os anos. Eu amo essa cidade, e sinceramente, não consigo me imaginar morando em outro lugar. Mas, para o futuro dela, só desejo que torne-se um lugar mais seguro, para que meus filhos possam amá-la tanto quanto eu a amo.

Hamlet Victor
Jornalista

6 - Hamlet Victor
Viver em Fortaleza é morar em uma cidade que queima de intensidade em quase todos seus aspectos. Às vezes, quase literalmente, por conta da temperatura. Claro, nas praias isso é ótimo e dá um belo bronze como resultado. Nosso povo, em geral, consegue ser bem-humorado, mas falte com respeito e daremos patadas inesquecíveis. Apesar das belezas naturais e dos locais para visitar, Fortaleza ainda sofre muito com a violência e a sensação de insegurança, que parece crescer a cada dia. De longe, o ponto que mais me entristece em relação a cidade. Por sorte, passar uma tarde no Dragão do Mar consegue afastar esse problema, ao menos por algum tempo. Lá, é possível conferir um sambinha, ver alguma apresentação teatral, curtir um chopp de vinho no Bexiga, ou um pastel no Café Avião. Espero que o futuro reserve boas novas para uma cidade que merece tanto.

Jessika Dutra
Operadora de Caixa

7 - Jessika Dutra
Fortaleza, pra mim, é a melhor cidade que se tem no Brasil. O pessoal que vem de fora sempre pensa que a nossa cidade só tem seca, tristeza, mas quando chegam aqui, se sentem bem acolhidas, porque esse é o nosso diferencial, a receptividade. Gosto também do clima. Quando a gente tem chuva, é bastante chuva. quando tem sol, é bastante sol. Se a gente acorda com vontade de ir à praia, temos praia por perto, não temos o ar seco e abafado, e muito menos enchentes como em outras cidades. Adoro o fato de termos shoppings em quase todos os bairros, somos um povo acolhedor, empreendedor, porque sabemos acolher, sabemos vender, todo mundo sabe o jeito cearense de ser. O povo costuma dizer que falamos cantando, mas não falamos cantando não, a gente fala de um jeito convincente que a pessoa se diverte com aquilo. Infelizmente, as nossas estradas ainda precisam melhorar muito, nossa cidade não tem estrutura para grandes volumes de chuva. Mas, a acessibilidade aqui fala mais alto. Você pode ir para todo lugar, porque sempre tem um ônibus que vai te levar ao seu destino, e não é só ônibus não. Tem metrô, tem trem. A nossa segurança também está faltando bastante. Pra falar a verdade, está faltando muito. Mas, com tudo isso, com todos esses contras, Fortaleza é a melhor cidade para se morar. Melhor não há.

outros destaques >>

Facebook

Twitter