28 C°

segunda-feira, 11 de dezembro de 2017.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Fortaleza na palma da mão: aplicativos auxiliam cidadãos a utilizarem serviços

quarta-feira, 13 de Abril 2016

Imprimir texto A- A+

A praticidade e conveniência fazem dos aplicativos, em celulares, itens essenciais no auxílio de atividades do dia a dia. Bastante utilizados por empresas para fidelizar os clientes e oferecer comodidade, não demorou muito para tornar-se um canal, mais estreito, de comunicação entre as prefeituras do Brasil e a população. Em Fortaleza, já não é diferente. Iniciativas tecnológicas estão facilitando a aproximação dos fortalezenses aos órgãos públicos.

Atualmente, a Prefeitura de Fortaleza possui cinco aplicativos, cuja funções permitem denunciar os desrespeitos aos direitos dos consumidores, fazer reclamações, sugerir e informarem-se sobre horários de ônibus e estações de bicicletas. São eles: Prefeitura de Fortaleza, Bicicletar, Meu Ônibus, o Zona Azul Beira Mar e Central 156. Quem usa, garante que ser útil no cotidiano.

A estudante de Publicidade Marília Lima disse que, frequentemente, utiliza o Meu Ônibus, principalmente para ir à faculdade. “É legal, porque dá a opção de colocar nossos ônibus favoritos, ou seja, os que mais utilizamos com a informação do horário. Isso ajuda muito, mais ainda em época de prova”. Já o técnico eletricista, Sergio Bezerra, possui o Bicicletar e confessa que recentemente baixou o Central 156 também. “O Bicicletar eu tenho por utilizar o sistema de bicicleta compartilhada e o Central 156 faz pouco tempo que baixei, ainda não usei, mas achei interessante por ser uma alternativa ao disque 156 e não precisar perder tempo em ligação. Parece mais ágil, vou testar dia desses”, garantiu.

Para a corretora de imóveis Aline Barbosa, que usa o Bicicletar, todo tipo de iniciativa que pretende aproximar a população aos serviços públicos e a exercer a cidadania é válida. “Hoje em dia, ninguém mais vive sem o celular. Então, acho que qualquer tipo de aplicativo que vem para contribuir com a nossa correria é bem vindo. E quando essas ferramentas surgem para informar sobre os meios de transporte e abrir um canal de comunicação, acho que só tem a acrescentar a nossa cidade”, considerou.

Meu Ônibus
Com mais de 100 mil downloads, o app Meu Ônibus está disponível nas lojas Google Play e Apple Store. O principal objetivo, é informar aos usuários do transporte público, os horários e chegada dos ônibus nos pontos. Com o aplicativo, o passageiro pode identificar no mapa a parada mais próxima utilizando o GPS do celular ou digitando um endereço para localizar os pontos mais próximos. Assim, é possível verificar o ponto mais próximo e as previsões de chegada dos ônibus. Se desejar, pode ver o trajeto do veículo no mapa. O aplicativo também dá a opção de ver notícias.

Central 156
Esse aplicativo é um canal de comunicação entre a Prefeitura de Fortaleza e o cidadão. Permite o registro de solicitações de serviços. Nele, a população pode enviar reclamações sobre iluminação pública, informar sobre luzes apagadas, enviando comentário que irá gerar um protocolo. Também, é possível, na opção Fiscal Cidadão, denunciar lixos jogados em locais inadequados por meio de fotos, basta se cadastrar. O app já foi baixado por mais de 10 mil pessoas e além disso, é um meio para elogiar, fazer sugestões e solicitações.

Bicicletar
Com a implantação do sistema de bicicletas compartilhadas, o Bicicletar já tem mais de 50 mil downloads. A utilização dele permite se cadastrar para alugar as bicicletas, adquirir passes de utilização, retirar bicicletas das estações e localizar estações.

Prefeitura de  Fortaleza
A ideia do aplicativo, ainda em desenvolvimento, é reunir serviços de saúde, educação, mobilidade, eventos e mapas da cidade. Nele, o Central 156 já foi inserido e há a opção de reclamar e denunciar o desrespeito aos direitos dos consumidores, através do Procon Fortaleza, órgão responsável pela defesa do Direito do Consumidores.

Zona Azul Beira Mar
Permite o estacionamento rotativo na zona azul Na Avenida Beira Mar.

outros destaques >>

Facebook

Twitter