quinta-feira, 13 de dezembro de 2018.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Tite convoca Willian José e Anderson Talisca para testes

terça-feira, 13 de março 2018

Imprimir texto A- A+

O técnico Tite anunciou, na tarde de ontem, a lista de convocados da Seleção Brasileira para os amistosos contra Rússia e Alemanha, que acontecem respectivamente nos dias 23 e 27 de março. Sem poder contar com Neymar, que se recupera de cirurgia no pé direito, o técnico chamou Anderson Talisca e Willian José para as partidas.

Com 25 jogadores convocados, dois a mais do que o habitual, as novidades são Neto, goleiro do Valencia, Fagner, lateral-direito do Corinthians, Pedro Geromel, zagueiro do Grêmio, Rodrigo Caio, zagueiro do São Paulo, Fred, meio-campista do Shakhtar Donetsk, Talisca, meia-atacante do Besiktas, Douglas Costa, meia-atacante da Juventus, e Willian José, centroavante da Real Sociedad.

Em relação à última convocação, realizada em outubro do ano passado, deixaram a lista Cássio, goleiro do Corinthians, Danilo, lateral-direito do Manchester City, Jemerson, zagueiro do Monaco, Alex Sandro, lateral-esquerdo da Juventus, Giuliano, meia do Fenerbahçe, Diego, meia do Flamengo, e Diego Souza, meia do São Paulo.

A convocação estava originalmente marcada para dia 2, mas Tite resolveu adiá-la após problemas físicos de jogadores que vêm marcando presença na Seleção sob seu comando. Além de Neymar, Marquinhos sofreu lesão muscular na coxa esquerda no dia 25 de fevereiro, Marcelo sofreu lesão no músculo posterior da coxa direita no último dia 20, e Fernandinho sofreu estiramento na parte posterior da coxa direita sete dias depois.

Apesar dos sustos, só Neymar ficou fora da convocação. Com isso, dos 15 nomes que Tite afirmou que estão garantidos na Copa do Mundo em entrevistas recentes, 14 foram convocados nesta segunda.

A lista anunciada ontem por Tite é a última antes da convocação para a Copa do Mundo. Com os jogadores relacionados, a Seleção enfrenta a Rússia, no Estádio Luzhniki, em Moscou, dia 23 de março, às 13 horas (horário de Brasília). Quatro dias depois, mede forças com a Alemanha, no Olympiastadion, em Berlim, às 15h45, revivendo pela primeira vez o fatídico encontro da Copa do Mundo de 2014, quando os atuais campeões mundiais venceram o então time de Luiz Felipe Scolari, no Mineirão, por 7 a 1.

Surpresa
A oportunidade chegou para Willian José na reta final do ciclo para a Copa do Mundo e tem um peso importante dentro da montagem da lista de 23 jogadores feita por Tite. Não exatamente pelo nome em si, mas por um conceito: o treinador considera a hipótese de ter um camisa 9 clássico no Mundial da Rússia e isso não ameaça Gabriel Jesus e Roberto Firmino, nomes já assegurados por ele na relação.

Com 1,89 m e 17 gols em 30 jogos da temporada europeia, Willian José chega ao grupo para preencher uma lacuna dentro do que Tite considera importante ter no elenco. Desde que fez experiências com Diego Souza, em 2017, o treinador busca um jogador que costuma chamar de pivô: forte no jogo aéreo, capaz de atuar de costas para o gol e de levar vantagem em duelos mais físicos com rivais.

A novidade é que além de chamar Willian José para essa função, Tite também foi mais específico. Ele pode abrir mão de um meio-campista entre os 23 para ter esse jogador. “A gente vai avaliar e contextualizar, não em cima de um campeonato. O Brasileiro tem 38 rodadas. A Copa é um torneio que tem três jogos para uma classificação, sendo no máximo sete”, explicou. “Dependerá [a escolha] para alguma característica diferente, mesmo que possa merecer menos que outro atleta, mas a característica que ele tem na seleção pode ser importante. Ter um cabeceador ou pivô, ter um lateral mais defensivo…vai depender do nível e dos atletas disponíveis”, acrescentou Tite na análise durante coletiva quando fez o anúncio dos escolhidos.

Convocados

Goleiros
Alisson (Roma)
Ederson (Man. City)
Neto (Valencia)
Laterais
Daniel Alves (PSG)
Fagner (Corinthians)
Marcelo (Real Madrid)
Filipe Luís (Atlético de Madri)
Zagueiros
Marquinhos (PSG)
Miranda (Inter de Milão)
Thiago Silva (PSG)
Pedro Geromel (Grêmio)
Rodrigo Caio (S. Paulo)
Meias
Casemiro (R. Madrid)
Paulinho (Barcelona)
Renato Augusto (Beijing)
Fernandinho (Man. City)
Fred (Shakthar Donetsk)
Anderson Talisca (Besiktas)
Philippe Coutinho (Barcelona)
Willian (Chelsea)
Atacantes
Douglas Costa (Juventus)
Taison (Shakhtar Donetsk)
Gabriel Jesus (Man. City)
Roberto Firmino (Liverpool)
Willian José (Real Sociedad) (foto)

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter