domingo, 16 de junho de 2019.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Paulista vence etapa na capital cearense

segunda-feira, 10 de junho 2019

Imprimir texto A- A+

Força, determinação e muito fôlego. Esses são os elementos principais que norteiam um participante do triatlo. As provas são desgastantes, exaustivas, quase sobre-humanas, mas há quem consiga percorrer quase 2 quilômetros de natação, 90 de pedalada e ainda mais de 21 de corrida. Há quem consiga finalizar as provas e ter fôlego para celebrar, subir ao pódio e comemorar a vitória, que transcende os limites do corpo e da mente, e foi assim que o paulistano de 36 anos Rodrigo Lobo, e a curitibana, um ano mais velha, Flávia Meyer, concluíram a atual edição do Circuito Ironman Brasil, realizada em Fortaleza pelo sexto ano seguido, em primeiro lugar.

Lobo foi vice-campeão em 2018 e imprimiu um ritmo forte para concluir as etapas como o mais rápido. Seus perseguidores eram velhos conhecidos, como o conterrâneo José Belarmino Souza Filho, de 42 anos, e o cearense Francisco Marcelo Brandão Júnior, de 38 anos. Belarmino foi o grande campeão no ano passado. Rodrigo Lobo enfrentou grandes problemas no ano passado com relação a sol forte da capital cearense, além da ventania, que acaba atrapalhando os competidores. Mais consciente do que encontraria pela frente, o campeão fez treinos específicos e chegou mais preparado.
Com 4h41min20seg, Lobo cruzou a última etapa da prova em primeiro. Com quase três minutos de diferença cruzou Belarmino Filho. Marcelo Júnior representou muito bem o Ceará e abocanhou a terceira posição e completou o pódio menos de um minuto atrás do segundo.

Entre as mulheres, Flávia Meyer foi a mais veloz e fechou a prova com 4h43min55seg. Aos 42 anos, Claudia Dumont ficou com o segundo lugar ao chegar pouco menos de cinco minutos depois de Flávia. Ana Augusta Lima Soares Barbosa, de 33 anos, foi a terceira com o tempo de 4h56min11seg.

A prova
Desde 2018, a prova sofreu alteração no local de largada, passando a acontecer no Aterro da Praia de Iracema, possibilitando uma maior integração da competição à capital e ao público. A etapa na capital cearense, anteriormente realizada em novembro, passou, a partir desse ano, a ser disputada em junho, sendo a terceira do circuito nacional, após duas etapas em Florianópolis.
Desde 2017, o Ironman Fortaleza conta também com o Ironkids, uma prova para crianças de 2 a 12 anos que tem como foco estimular a prática esportiva na garotada. O evento para as crianças aconteceu no sábado, às 8 horas, também na Praia de Iracema.

Nesta edição, o evento contou com a participação de 750 inscritos, de nove nacionalidades diferentes, 25 estados da federação e 135 cidades brasileiras. Um impacto de aproximadamente R$ 9 milhões na economia local, atraindo quase quatro mil turistas, entre competidores e acompanhantes.

RESULTADO FINAL IRONMAN (CE)
Pódio masculino
1. Rodrigo Lobo, 36 anos (São Paulo)
4h14min20seg
2. Belarmino Souza Filho, 42 anos (São Paulo)
4h16min51seg
3. Marcelo Brandão Júnior, 38 anos (Ceará)
4h17min26seg

Pódio feminino
1. Flávia Meyer, 37 anos
4h43min55seg
2. Claudia Dumont, 42 anos
4h48min22seg
3. Augusta Soares Barbosa, 33 anos
4h56min11seg

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter