terça-feira, 21 de agosto de 2018.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Confira o que funciona em Fortaleza

sexta-feira, 09 de fevereiro 2018

Imprimir texto A- A+

Durante o período de Carnaval, quem não vai viajar acaba tendo que se planejar para os dias de festa levando em consideração quais estabelecimentos abrem e quais ficam fechados. Confira abaixo os serviços que estarão disponíveis e os horários de funcionamento de amanhã, sábado, até a Quarta-Feira de Cinzas.

Os supermercados deverão funcionar normalmente durante todo o período, conforme a Associação Cearense de Supermercados (Acesu). Esse também será o caso dos postos de combustíveis, das 6h às 22h, informou o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado do Ceará (Sindipostos).

A empresa de distribuição de energia, Enel, terá apoio de equipe técnica e ofertará atendimento aos clientes em regime de plantão, com um total de 759 profissionais, 299 viaturas e 37 motos. O atendimento acontecerá 24h por dia, através do número 0800.285.0196. As lojas de atendimento físicas ficarão fechadas e só abrirão na quarta-feira, a partir de 12h.

O atendimento em plantão também será feito pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), para manutenção de redes de água e esgoto, com as lojas físicas permanecendo fechadas. O calendário normal volta a vigorar às 12h da Quarta-Feira de Cinzas. Para entrar em contato com a Central de Atendimento, o cliente deve ligar para o número 0800.275.0195.

Saúde
Os postos de saúde ficarão fechados, com exceção do posto Paulo Marcelo, no Centro, e o posto de Messejana, onde funcionarão apenas as salas de vacinação entre 8h e 16h, na segunda e na terça-feira. Já na quarta-feira, o atendimento vai até as 13h. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que os Frotinhas, Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e o Instituto Dr. José Frota (IJF) atenderão regularmente.

De acordo com o Sindicato dos Bancários do Ceará (SEEB-CE), as agências bancárias ficarão fechadas na segunda e na terça-feira, e na Quarta-feira de Cinzas, o atendimento será a partir das 12h. Os clientes ainda poderão usar os caixas eletrônicos, o atendimento telefônico para pagar contas com código de barra e o internet banking, mesmo durante o feriado. As contas em vencimento, incluindo de energia, telefone, e água e carnês que vão vencer nos dias 12 e 13 de fevereiro só poderão ser pagas no primeiro dia útil após o Carnaval.

As lojas de rua fecharão de domingo a terça-feira, segundo o Sindicato do Comércio Varejista e Lojista de Fortaleza (Sindilojas), e voltam a funcionar a partir das 12h de quarta-feira. O Mercado Central terá funcionamento normal todos os dias, exceto terça-feira, quando ficará fechado. As padarias, por sua vez, terão funcionamento facultativo.
O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) terá sua sede aberta até o sábado, com as doações nos demais dias do Carnaval ocorrendo no evento Renascer, no Ginásio Paulo Sarasate, a partir de 8h.

Shoppings
O funcionamento no Shopping Iguatemi é normal no sábado, com lojas e quiosques fechando de domingo a terça, quando só funcionam as praças de alimentação, de 10h30 às 22h, e o cinema. As lojas voltam a atender a partir das 12h de quarta-feira, com as praças de alimentação abrindo a partir de 10h nesse dia. O Extra estará funcionando normalmente, de 7h às 0h.

No RioMar e no RioMar Kennedy, lojas, quiosques e serviços públicos estarão fechados, com as praças de alimentação funcionando de 10h30 às 22h no domingo e na segunda-feira e de 10h às 22h na terça-feira. Na quarta-feira, o funcionamento de lojas e quiosques é retomado a partir de 12h, com os serviços de alimentação abrindo às 10h nesse dia. Cinema e lazer funcionam normalmente durante o Carnaval.
Os shoppings da Ancar Ivanhoe, compreendendo o North Shopping Fortaleza, o North Shopping Jóquei e o Via Sul, também terão lojas fechadas de domingo a terça-feira, com os cinemas funcionando de acordo com a programação prevista e as academias Smart Fit abrindo de 8h às 18h no sábado, de 9h a 15h de domingo a terça e de 5h30 ás 23h na quarta. O posto do Tribunal Regional eleitoral (TRE) no North Shopping Jóquei se manterá fechado de sábado a quarta.

O Del Paseo também fechará as lojas entre domingo e terça, com a praça de alimentação funcionando durante o Carnaval das 11h às 22h, e o cinema a partir de 13h. As Lojas Americanas estarão funcionando de 12h a 21h no período. O mesmo acontece no Shopping Parangaba, com a diferença de que a praça de alimentação funcionará das 10h às 22h, e o Game Station e o cinema funcionando de acordo com os horários das sessões. No Shopping Benfica, onde as lojas também fecham de domingo a terça, o cinema e os brinquedos ficam abertos de 11h30 às 22h todos os dias, assim como o Mercadinho São Luiz, das 8h às 21h, e as Lojas Americanas, de 11h30 a 21h.

Metrô e VLT
Os horários disponíveis do metrô variam de acordo com a linha, conforme divulgado pela Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor). A Linha Sul funciona normalmente no sábado e na segunda-feira, de 5h30 às 23h, com as operações na quarta-feira iniciando às 12h e não havendo circulação de trens no domingo e na terça-feira. Já a Linha Oeste opera normalmente no sábado, de 5h30 às 20h40, e não funciona de domingo a terça-feira, com as operações sendo retomadas na quarta-feira, a partir das 12h. O VLT de Fortaleza não circulará durante o período.

outros destaques >>

Facebook

Twitter