30 C°

segunda-feira, 21 de agosto de 2017.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

ENEM 2017: Escolas auxiliam alunos na emissão de documentos para as inscrições

segunda-feira, 20 de março 2017

Imprimir texto A- A+
Ilustração

Ilustração

Estudantes de 3ª série do Ensino Médio da rede estadual e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que irão participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2017 e ainda não possuem RG e CPF, contarão com o auxílio das escolas para a emissão dos documentos. A iniciativa faz parte do Programa Enem Chego Junto, Chego Bem, realizado pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc). Nesta segunda-feira, dia 20, terá início a etapa de documentação.

A mobilização começa em Iguatu (20) e seguirá nos municípios de Acopiara (21), Piquet Carneiro (22) e Mombaça (23). Na próxima semana, estará em Pires Ferreira (27), Hidrolândia (28), Nova Russas (29) e Ipú (30). Em breve, será divulgada a agenda do mês de abril. A iniciativa conta com a parceria da Secretaria da Justiça e Cidadania.

Conforme Francisca Alencar, assessora do Gabinete, esse momento é de apoio aos estudantes da rede pública estadual para garantir que todos estejam munidos dos documentos necessários durante o período de inscrições. “Além disso, as escolas preparam os jovens para as provas durante todo o ano letivo”, assegura.

O índice de aprovação dos alunos das escolas públicas estaduais no ensino superior cresceu 27%, entre os anos de 2015 e 2016. Um total de 12.737 estudantes garantiram o ingresso em instituições públicas e privadas em 2016. No ano anterior, esse número chegou a 10.035.

A entrada de 5.423 estudantes em universidades públicas também demonstra crescimento no mesmo período. Em 2015, foram 4.502 alunos. A aprovação por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que usa como base as notas do Enem, garantiu o ingresso de 3.693 alunos, em 2016. O resultado de 2015 mostra que 2.669 jovens obtiveram a mesma oportunidade. Ainda sobre as universidades públicas, 1.730 estudantes entraram por meio de vestibulares realizados no ano passado.

Para alcançar estes resultados, a gestão estadual conta com gestores, professores e funcionários. Ao longo de cada série do Ensino Médio (1ª a 3ª), são desenvolvidas ações pedagógicas para o fortalecimento da preparação de educadores e alunos. A melhoria acontece no dia a dia, na sala de aula, em todas as disciplinas do currículo.
Projeto Enem Chego Junto, Chego Bem

O Enem Chego Junto, Chego Bem tem a finalidade de mobilizar, motivar e preparar os alunos da Rede Pública Estadual para a realização Exame. A ação acontece durante todo o ano letivo em seis etapas: (1) Auxílio na organização dos documentos necessários para realizar a inscrição – vivenciada neste momento; (2) Apoio nos dias de inscrição; (3) Eventos motivacionais e de orientação vocacional; (4) Ações pedagógicas de estudo para o Enem; (5) Realização do “Dia E”, com auxílio no transporte, hospedagem e pontos de apoio aos alunos no dia das provas; (6) Orientações para o acesso ao Ensino Superior.

Fonte: Governo do Estado do Ceará

Mais conteúdo sobre:

Ensino Médio da rede estadual e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) Secretaria da Justiça e Cidadania

outros destaques >>

Facebook

Twitter