sábado, 15 de dezembro de 2018.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Erinaldo Dantas é eleito presidente da OAB-CE

quinta-feira, 29 de novembro 2018

Imprimir texto A- A+

O advogado tributarista Erinaldo Dantas foi eleito o novo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Ceará (OAB-CE). O pleito e a apuração ocorreram ontem, durante todo o dia, no Centro de Eventos do Ceará, além das subseções espalhadas pelo interior do Estado. Erinaldo ficará à frente da Ordem pelos próximos três anos (2019 a 2021).

O candidato eleito, da chapa “Somos todos OAB”, e que contou com o apoio do atual presidente da entidade, Marcelo Mota, contabilizou 7.389 votos, contra 5.928 da concorrente, a advogada especialista em Direito de Família, Roberta Vasques, que representou a chapa “Reage OAB”. Maria Regina Jansen, da chapa “A Ordem é Inovar”, ficou em terceiro lugar, com 858 votos; já Luiz Antônio Lima, da chapa “Reinventar é Preciso”, ficou em quarto, com 374.
“Essa eleição foi uma prova da grande liderança do presidente Marcelo Mota, que conseguiu eleger seu sucessor e mostrou que essa gestão tinha, sim, muito mais a oferecer à Advocacia. Fica aqui meu agradecimento a toda a advocacia. Antecipo a todos vocês: nós cumpriremos todos os compromissos firmados, os advogados podem ter certeza disso”, afirmou Erinaldo, logo após o resultado das eleições.

Na nova gestão, a vice-Presidência será ocupada pela advogada Ana Vládia Feitosa. Na secretaria-geral estará à frente o advogado Pedro Bruno Amorim. A Secretaria-geral adjunta ficará a cargo do advogado David Sombra Peixoto, e o diretor-tesoureiro será o advogado Rodrigo da Costa.
Para o atual presidente da entidade, “a Advocacia cearense está de parabéns, de Norte a Sul do Estado. Foi uma grande vitória da festa da democracia da OAB Ceará. Fizemos uma campanha limpa, proba e consciente, que ao passar pelo crivo da classe foi a vitoriosa. Tenho certeza de que teremos uma gestão plural e comprometida com os anseios da classe e da sociedade. A OAB e a Advocacia serão ainda mais fortes nos próximos três anos. Vamos continuar combatendo o bom combate sem jamais esquecer que a nossa bandeira é a da defesa da cidadania”, garantiu Marcelo Mota.

Sobre o pleito eleitoral, a presidente da Comissão Eleitoral da OAB Ceará, Clara Petrola, destacou que, ao longo dos últimos meses, a comissão trabalhou de forma intensa para garantir todos os direitos previstos na legislação aos candidatos de forma igualitária. “A Advocacia cearense se deparou com uma proposta de vanguarda de um pleito eleitoral no qual o advogado e a advogada eleitores foram os protagonistas” disse.

A eleição
A votação iniciou nas primeiras horas da manhã e se deu forma ordeira e pacífica. Para o jovem advogado Jaime Alves, é importante participar das decisões da Ordem. “Me formei em julho do ano passado e tive minha inscrição em agosto de 2017. Foi o meu primeiro pleito eleitoral, uma oportunidade única, no que e diz respeito a uma participação direta para que a gente possa alcançar os nossos objetivos por meio da representatividade”, explicou.
Milhares de pessoas circularam pelo Centro de Eventos buscando deixar incentivo aos representantes e chapas. A animação dos apoiadores deixou o ambiente mais agitado. Porém, nem todos concordaram com a festa dos grupos. Regina Jansen reprovou a atitude das principais chapas participantes. “Não respeitaram a comissão eleitoral, uma falta de respeito com a advocacia, uma demonstração clara do poder econômico. Eu quero uma OAB sem conchavos políticos e não isso que estamos vendo aqui”, disse a presidente da Comissão Previdenciária da Ordem.

Perfil do novo presidente

• Erinaldo Dantas é advogado, professor de direito e atual presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (Caace). É sócio responsável pela área tributária do escritório Dantas Advogados e Consultores e, desde 2007, figura entre os “Escritórios e Advogados mais admirados do Brasil”, pelo Anuário Análise Advocacia.

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter