27 C°

sexta-feira, 28 de abril de 2017.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Festa Anual das Árvores quer aumentar cobertura vegetal

segunda-feira, 20 de março 2017

Imprimir texto A- A+

No Nordeste, a última semana do mês de março é voltada para a reflexão sobre a água e as áreas verdes. É a chamada Festa Anual das Árvores. No Ceará, a abertura aconteceu, ontem, com várias programações de lazer e educação ambiental, do Projeto Viva o Parque, no Parque do Cocó. O encerramento será no próximo domingo, no Parque Botânico, em Caucaia.

Neste ano, o desafio é aumentar a cobertura vegetal do estado. Hoje, com apenas 57% de área verde, o Governo do Ceará quer garantir o plantio de 71 mil árvores. Para tanto, já foram iniciadas a plantação de 40 mil árvores, no Cocó, desde a semana passada, em parceria com a C. Rolim Engenharia, e até 2018, mais 30 mil mudas serão plantadas pelo governo. As ações fazem parte do Projeto de Florestamento e Reflorestamento, do Programa Ceará Mais Verde. o objetivo é recuperar áreas degradadas de quatro bacias hidrográficas, onde funcionas as Unidades de Conservação administradas pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado.
Conforme o projeto, serão plantadas 30 mil árvores no rio Pacoti, local que habita o periquito-da-cara-suja, cuja espécie está ameaçada de extinção, e a revitalização do viveiro existente no local junto com a criação de outro, no campus da Unilab. Também está previsto para o rio Cocó, o plantio de 500 mudas, em parceria com a Unimed Fortaleza, além das 40 mil plantas pela C. Rolim Engenharia. O rio Ceará será contemplado com 500 mudas, que serão plantadas no Parque Botânico, também pela Unimed. No riacho Ipuçaba, estão previstas ações de educação ambiental.

Sensibilização
Presente na abertura da Festa Anual das Árvores, o titular da SEMA, Artur Bruno, destacou o momento como necessário para sensibilizar a sociedade sobre a importância da árvore. “Estamos fazendo doação de árvores em todas as Unidades de Conservação da SEMA, estimulando as empresas a plantarem as árvores, e temos parceria com as universidades. A Unilab está assessorando tecnicamente e vamos iniciar com o IFCE, em Quixadá. Nossa ideia com isso, é aumentar a cobertura vegetal do Ceará. Segundo a Semace, recentemente, foi divulgado em seu inventário, que o Ceará tem apenas 57% de cobertura vegetal, e nós queremos aumentar essa cobertura com o Projeto de Florestamento e Reflorestamento”, afirmou o secretário.

Também presente na solenidade, o presidente da Cagece, Neuri Freitas, alertou a população para necessidade de economia de água. Segundo ele, apenas 22 municípios cearenses possuem água suficiente para todo o ano de 2017. Neuri aproveitou para ressaltar sobre a relação direta do plantio de árvores com o aumento das chuvas. “Temos uma relação muito direta no plantio de árvore e água, tanto para qualidade da água que temos hoje. As árvores são fundamentais para uso da população e na geração de mais água. Plantando mais árvore teremos mais chuva. Um clima mais ameno de tal forma que até nos ajuda na economia da água”, disse. Ainda segundo Neuri Freitas, é importante voltar o foco para insegurança hídrica no estado, que segue pelo quinto ano consecutivo de seca, diminuindo os reservatórios.

Regulamentação
Conforme adiantou Artur Bruno, a assinatura do decreto de regulamentação do Parque do Cocó será realizada no dia 04 de junho, pelo governador Camilo Santana. “Serão mais de 1.500 hectares. O governador está com todos os estudos prontos, e em parceria com os órgãos, vamos realizar esse sonho que é ter definitivamente regulamentado o Parque do Cocó”.
O secretário também ressaltou o sucesso do projeto Viva o Parque, que acontece todos os domingos, de 7 às 12 horas, no Parque do Cocó e no Parque Botânico. Segundo Artur, o Governo do Estado garantiu recursos para manter as atividades de esporte, lazer, cultura e educação ambiental, até o final do ano. “As famílias estão vindo para o parque para se entrosarem, aumentarem a união das famílias. É um projeto vitorioso e já há recursos , do governo estadual para até o final do ano. Milhares de pessoas tem vindo, e isso tem sido muito positivo”, finalizou.

outros destaques >>

Facebook

Twitter