sexta-feira, 20 de setembro de 2019.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Fortaleza é destaque em evento internacional

quinta-feira, 20 de junho 2019

Imprimir texto A- A+

Fortaleza foi a única cidade brasileira selecionada para integrar o evento internacional Estratégias de Desenvolvimento Urbano de Baixo Carbono (Urban LEDS) European Study Tour 2019, que acontece desde o dia 17 e vai até 24 de junho, nas cidades de Helsinki (Finlândia), Bolonha (Itália) e Varsóvia (Polônia). A iniciativa, promovida pelo Governos Locais pela Sustentabilidade e ONU-Habitat (Iclei) e financiada pela Comissão Europeia, visa a troca de experiências e intercâmbio de diferentes perspectivas, envolvendo diversas áreas do desenvolvimento urbano.

As políticas públicas desenvolvidas por Fortaleza no combate às mudanças climáticas, como a elaboração de Inventário de Gazes do Efeito Estufa (GEE), metas de redução de emissões de GEE estabelecidas e planos de ações climáticas, foram definitivas para a seleção da capital no evento. No total, a iniciativa reúne 50 cidades participantes, de 18 países, que desenvolvem políticas públicas urbanas e projetos de referência e inovadores, visando planejar e acelerar o desenvolvimento local de baixo carbono.

Da América do Sul, as cidades representantes são apenas Fortaleza e Ibagué, na Colômbia, que estão dentre as 15 cidades sul-americanas que fazem parte do Urban Leds. Assim, terão a oportunidade de participar deste encontro internacional que envolve diversas áreas do desenvolvimento urbano, como: tratamento de águas residuais, distritos verdes, regeneração urbana, eficiência energética em edifícios, soluções baseadas na natureza, energia distrital e medidas de mobilidade sustentável.

Ao final dessa experiência do Study Tour 2019, as cidades encerram a viagem no Congresso Cidades Resilientes – Fórum Anual Global sobre Resiliência Urbana e Adaptação (do inglês Resilient Cities Congress Series – The Annual Global Forum on Urban Resilience and Adaptation), sediado anualmente em Bonn, Alemanha, entre os dias 26 e 28 de junho.
“Este intercâmbio de conhecimentos e trocas de ideias entre os representantes das cidades participantes engrandece as políticas públicas de cada local e auxilia na busca por inovações no que se refere a mudanças climáticas e o desenvolvimento local de baixas emissões. É uma oportunidade de repassar conhecimentos e replicar as boas práticas”, afirma Águeda Muniz, titular da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma).

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter