terça-feira, 31 de maio de 2016.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Hospital Geral César Cals abre inscrições para a V Jornada Científica

segunda-feira, 21 de outubro 2013

Imprimir texto A- A+

Estão abertas até o dia 31 deste mês, as inscrições para a V Jornada Científica do Hospital César Cals, organizada pelo Centro de Estudos Aperfeiçoamento e Pesquisa (CEAP), como parte da programação dos 85 anos do Hospital. O tema principal da Jornada é a Terapêutica Medicamentosa em Hospital Público, e será realizada entre os dias 04 a 06 de novembro, no Mareiro Hotel (Avenida Beira-Mar, 2380 – Meireles). Ao todo são oferecidas 250 vagas. Para os dois cursos pré-congresso, são 140 vagas, sendo 70 para cada um. As inscrições são presenciais e devem ser feitas no Centro de Estudos do HGCC (Avenida do Imperador, 372 – Centro), das 08 horas às 17 horas.

O evento será dividido em duas partes. No primeiro dia, num momento introdutório para a discussão principal, serão ministrados dois cursos pré-congresso, voltados para os avanços na prática da obstetrícia, dada a importância da maternidade do César Cals, considerada referência em todo Ceará; e ainda a farmacologia, ou seja, a interação das substâncias químicas com os sistemas biológicos, com ênfase na composição dos medicamentos, as suas propriedades, as interações, bem como a toxicologia e os efeitos no tratamento de doenças. Tudo isso voltado para as diversas profissões da saúde.

Já num segundo momento, a programação principal está estruturada com mesas de debates, simpósios e colóquios. Os temas foram pensados para fomentar um debate amplo, com abordagens sobre a fragmentação da medicina, a ser abordado na conferência de abertura, a política nacional de medicamentos, a segurança no uso desses medicamentos, a aplicabilidade das técnicas dos recursos terapêuticos, os medicamentos de alto custo e a relação com as carências sócio-econômicas da população, a situação atual dos antimicrobianos nos hospitais terciários, entre outros.

De acordo com o presidente do Centro de Estudos, Janedson Baima Bezerra, o foco principal da Jornada é tratar o ensino no HGCC, com visão multidisciplinar em todas as áreas da saúde do hospital, com atualização nos assuntos abordados. “A terapêutica medicamentosa nos leva a pensar a problemática no país em relação à credibilidade e eficácia dos insumos e produtos farmacêuticos”, esclarece Janedson Baima. É a partir dessa perspectiva, que se pretende aliar o ensino, a pesquisa e a prática da saúde num hospital de alta complexidade, como o César Cals.

DA REDAÇÃO DO ESTADO ONLINE
online@oestadoce.com.br
Fonte: Governo do Estado
(AG)

outros destaques >>

Facebook

Twitter