32 C°

domingo, 17 de dezembro de 2017.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Obras do novo túnel da Via Expressa começam dia 15; trânsito será alterado

quinta-feira, 07 de dezembro 2017

Imprimir texto A- A+

Um novo túnel será construído na Avenida Almirante Henrique Sabóia, conhecida como Via Expressa, com as obras começando no próximo dia 15, sexta-feira. A intervenção faz parte do mesmo projeto do túnel que já vinha sendo construído na região desde julho deste ano, com um orçamento total de R$ 67 milhões para os dois. As obras são encabeçadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf).

Com as mudanças, o semáforo do cruzamento da Via Expressa com a Avenida Alberto Sá será retirado. Conforme Manuela Nogueira, titular da Seinf, a intenção das modificações é garantir mais qualidade de vida a quem faz esse percurso, uma vez que a ausência do semáforo possibilitará deslocamento mais ágil aos motoristas. Além disso, sem ter que parar o veículo, a segurança também é aumentada, levando em conta a incidência de assaltos na via em questão.

A previsão para o encerramento das obras, conta Manuela, é de dezembro de 2018 para o primeiro túnel (cujas obras já iniciaram) e abril de 2019 para o que começa a ser construído agora.

Em paralelo às obras, serão feitos aprimoramentos na região de modo a garantir a segurança da população durante o processo, com mudanças na iluminação pública e no pavimento das vias em pontos considerados críticos. A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS) foi notificada das mudanças e deverá ter reforços na atuação policial da região.

Quando concluído, o novo túnel terá 460 metros de comprimento, com área coberta de 80 metros. O túnel que já está sendo construído terá 370 metros de comprimento, sendo 74 metros de cobertura. A partir da conclusão do projeto será possibilitada a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) no trecho próximo ao local.

Mudanças
Na primeira fase das modificações, referente ao dia 13 de dezembro, as ruas Professor Silas Ribeiro e Eduardo Sabóia, no trecho entre a Avenida Engenheiro Santana Júnior e a Rua Valdetário Mota, terão seus sentidos de circulação invertidos, de modo a possibilitar a execução das obras. Além disso, a rua Paulo Moraes, entre a Avenida Engenheiro Santana Júnior e a Rua Valdetário Mota, passará por mudanças, com implantação de sentido único (oeste-leste).

Já no dia 15 de dezembro, a Avenida Engenheiro Alberto Sá estará bloqueada entre a Avenida Engenheiro Santana Júnior e a Via Expressa. A Rua Doutor Aloísio Mamede, entre as ruas Tavares Coutinho e a Via Expressa, passará a operar com sentido único de circulação norte-sul.
Para possibilitar as mudanças, serão implantados semáforos nos cruzamentos da Rua Eduardo Saboia com Avenida Engenheiro Santana Júnior, da Rua Desembargador Lauro Nogueira com Avenida Engenheiro Santana Júnior e da Via Expressa com Rua Doutor José Lino.
Wellington Cartaxo, gerente de operações da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), reconhece que as mudanças podem parecer confusas para os motoristas em um primeiro momento e garante que haverá agentes do órgão orientando a população e dando suporte à operação a partir da implantação das modificações.

Linhas de ônibus
Serão 20 linhas com rotas modificadas para dar viabilidade ao projeto. As linhas que seguiam o sentido Sul X Norte, na Engenheiro Santana Júnior, devem entrar à direita na Rua Paulo Moraes, à direita novamente na Rua Valdetário Mota, à direita na Rua Eduardo Sabóia, à esquerda na Av. Eng. Santana Júnior em direção ao terminal Papicu. São elas: 004 – Messejana/Papicu/Cambeba/TJ, 023 – Edson Queiroz/Papicu (Corujão), 068 – Messejana/Papicu/Cambeba/LJ, 222 – Antônio Bezerra/Papicu/Antônio Sales, 815 – Messejana/Papicu/Cj. Tancredo Neves, 825 – Cidade Func/Papicu/Jardim das Oliveiras, 835 – Defensoria/Papicu/Via Câmara.

As linhas que vêm da Praia do Futuro e Hospital Geral de Fortaleza (HGF), pela Rua Valdetário Mota em direção ao terminal Papicu seguem pela mesma, depois à direita na Rua Eduardo Sabóia, à esquerda na Av. Eng. Santana Júnior em direção ao terminal Papicu. São elas 052 – Grande Circular II, Praia do Futuro/Caça e Pesca (Corujão), 056 – Grande Circular II (Corujão), Conjunto Palmeiras/Papicu (STPC), 804 – Aldeota, 810 – Papicu/Praia do Futuro, 813 – Papicu/Praia do Futuro II, Papicu/H Geral/Cidade 2000, 832 – Papicu/Cidade 2000, HGF/Papicu/Riomar, 913 – Papicu/Serviluz/Varjota e 920 – Papicu/Caça e Pesca.
Já a linha 831 – Papicu/H Geral/Cidade 2000 quando sair do terminal do Papicu continua na Rua Silas Ribeiro até a Rua Valdetário Mota, em direção ao Hospital Geral de Fortaleza.

outros destaques >>

Facebook

Twitter