terça-feira, 17 de julho de 2018.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Pré-Carnaval amplia alcance para dez polos

quinta-feira, 11 de janeiro 2018

Imprimir texto A- A+

A programação e o plano operacional do governo para o Pré-Carnaval 2018 em Fortaleza foram divulgados na manhã de ontem, 10, em coletiva à imprensa. A Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor) apresentou a logística das operações junto aos órgãos parceiros entre os dias 12 de janeiro (abertura oficial da programação) e 4 de fevereiro.

Entre as novidades estão a adição de três novos polos à programação oficial, junto aos já tradicionais sete outros pontos em que os eventos já aconteciam: o Benfica, a Avenida Monsenhor Tabosa e o Largo Luís Assunção – ao lado do Centro Cultural Belchior, no espaço comumente denominado Praia dos Crushes. Evaldo Lima, titular da Secultfor, explica que o bairro do Benfica já é parte de uma tradição durante o período do carnaval em si e a intenção agora é estender esse potencial para o período dos pré-carnavais.

São apoiados, no total, 53 blocos de rua, com um investimento de R$ 550 mil do poder público. Além da programação envolvendo os blocos, há ainda apoio a 38 agremiações que passam pela Avenida Domingos Olímpio (incluindo escolas de samba, afoxés e maracatus), por meio de edital. Os editais destinados às agremiações somam R$ 916 mil.

“Meu Amor”
O tema adotado pelo poder público em 2018 é “Iracema, Meu Amor” e os homenageados serão o compositor de loas (músicas entoadas nos maracatus) e artista plástico Descartes Gadelha, reconhecido pela linguagem expressionista de suas obras e pelos temas de religiosidade e retrato de problemas sociais presentes em sua obra. Será homenageado ainda o primeiro bloco de Pré-Carnaval de rua em Fortaleza, o Periquito da Madame, que completa 38 anos de existência.

A Polícia Militar disponibilizará mais de 160 policiais para atuar especificamente sobre o Pré-Carnaval. Além disso, farão a varrição no Centro 96 garis, de segunda a sábado, e 28 aos domingos, com o número sendo de 60 de segunda-feira a domingo na Beira-Mar. A Guarda Municipal, por sua vez, atuará com 20 equipes durante o período.

Desvios
A Praia de Iracema contará com dois percursos oficiais para os desfiles dos blocos. O primeiro terá concentração no cruzamento da avenida Historiador Raimundo Girão com Rua Monsenhor Bruno, seguindo até a Rua Ildefonso Albano para acessar a Avenida Beira-Mar. Nesse trecho será proibido estacionar nas vias a partir de 6 horas da manhã para liberar a área de concentração dos foliões e ambulantes previamente cadastrados.
A Avenida Historiador Raimundo Girão ficará bloqueada entre a Rui Barbosa e Ildefonso Albano; já a Beira Mar será interditada entre as ruas Ildefonso Albano e Arariús, com os bloqueios acontecendo a partir de 14 horas.

O segundo percurso terá concentração na Rua João Cordeiro, onde também será proibido estacionar no trecho compreendido entre a Rua Tenente Benévolo e Beira Mar. Durante a passagem dos blocos, serão bloqueados os cruzamentos da Rua João Cordeiro com as vias Tenente Benévolo, Monsenhor Tabosa e Historiador Raimundo Girão.

A Monsenhor Tabosa, novidade este ano, também terá desvios. Nos dias dos blocos, haverá bloqueio no cruzamento com a avenida Dom Manuel a partir de 15 horas, com o acesso de moradores e hóspedes de hotéis nos locais bloqueados sendo garantido mediante apresentação do comprovante de endereço aos agentes de trânsito.

Transporte público
Haverá reforço nas frotas de ônibus para facilitar o deslocamento dos foliões para os polos do Pré-Carnaval a partir de 15h de cada sábado até o final da festa. Circularão pela Praia de Iracema mais cinco linhas além das 23 que já passam pelo local rotineiramente: 930 – Antônio Bezerra / Aterro Praia de Iracema, 931 – Parangaba / Aterro Praia de Iracema, 935 – Messejana / Aterro Praia de Iracema, 937 – Papicu / Aterro Praia de Iracema e 938 – Siqueira / Aterro Praia de Iracema.

Os usuários devem ficar atentos aos desvios implantados para o trânsito, que também valerão para os ônibus durante os períodos dos blocos. Os embarques e desembarques serão concentrados nas avenidas Rui Barbosa, Monsenhor Tabosa (a partir da Rua Ildefonso Albano), nas ruas Pereira Filgueiras e Tenente Benévolo.

Glitter e o fim de suas atividades
Evaldo Lima chegou a falar sobre o cancelamento do bloco de Pré-Carnaval Glitter, que no último sábado, 6, levou uma multidão ao Mercado dos Pinhões, um dos polos oficiais da programação na cidade. Uma série de problemas foram relatados pelos frequentadores, incluindo furtos, casos de assédio e acúmulo de sujeira no ambiente. Os organizadores, reconhecendo os problemas, decidiram cancelar a continuidade do bloco.

O secretário disse que o bloco teve início antes de começar a programação oficial dos blocos de Pré-Carnaval na capital cearense, portanto não fazendo parte do Ciclo Carnavalesco e não dispondo do amparo operacional dos diversos órgãos vinculados. Ele esclarece, no entanto, que isso não deve comprometer a programação no Mercado dos Pinhões: “Tem ali, no Mercado, uma espécie de santuário, um palco de todas as juventudes no Pré-Carnaval, e isso não será comprometido”, diz, lembrando que a banda que tocou durante o Glitter ainda tocará no local.

outros destaques >>

Facebook

Twitter