segunda-feira, 23 de julho de 2018.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Prefeito assina decreto pra seleção de veterinários em Fortaleza

sexta-feira, 12 de janeiro 2018

Imprimir texto A- A+

O prefeito Roberto Cláudio anunciou, nesta sexta-feira (12/01), durante solenidade na sede da Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (Urbfor), ações para ampliar a proteção animal em Fortaleza. A primeira delas foi a assinatura de decreto para realização de seleção pública que vai contratar quatro médicos veterinários para o VetMóvel, equipamento itinerante de serviços veterinários.

Ilustração

Os novos profissionais serão contratados pela a Coordenadoria Especial de Proteção e Bem-Estar Animal (Coepa), que é vinculada à Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), e atuarão no VetMóvel, realizando procedimentos de castração de animais de tutores de baixa renda e atendimento clínico veterinário. Além disso, haverá ainda serviços de vacinação e exame do calazar, além de palestras sobre bem-estar animal e guarda responsável. “Tão logo os veterinários sejam contratados passaremos a ter uma rotina de visitação do VetMóvel em locais de todas as regionais de Fortaleza”, antecipou o Prefeito.

Outra ação anunciada nesta sexta foi o envio para a Câmara Municipal de projeto de lei cedendo parte de terreno público que vai permitir a ampliação do Abrigo São Lázaro e a criação da primeira clínica veterinária popular de Fortaleza, com a venda de produtos veterinários a preços mais baixos sendo revertida para a manutenção do próprio Abrigo.

“Esse foi um compromisso que assumi no final do ano passado, que vai permitir não só a ampliação da área do São Lázaro, mas também a Prefeitura vai construir uma clínica popular e passar a concessão para o Abrigo. Essa é uma forma de os animais terem acesso a um tratamento a preços populares e, ao mesmo tempo, de o Abrigo gerar receita para ajudar na sua manutenção”, afirmou Roberto Cláudio.

Virada Animal

O pacote de novidades inclui ainda o evento Virada Animal, entre os dias 4 e 10 de outubro, quando serão realizadas atividades que tratarão da questão animal, como palestras, campanhas educativas e arrecadação de alimentos. A ideia, de acordo com a titular da Coema, Toinha Rocha, foi aprovada por meio de um projeto de lei do vereador Ésio Feitosa. “Queremos juntar toda a cidade em torno do debate e queremos que a cidade abrace a causa do bem-estar e da proteção animal”, defendeu Toinha.

De acordo com a Coordenadora, com as políticas públicas que estão sendo desenvolvidas, a atual gestão ficará marcada como uma cidade exemplo para todo o País na defesa e na proteção dos animais.

 Fonte: Prefeitura de Fortaleza

Mais conteúdo sobre:

Fortaleza Veterinários

outros destaques >>

Facebook

Twitter