30 C°

sexta-feira, 17 de novembro de 2017.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Prefeitura abre inscrições para o 4º casamento coletivo LGBT de Fortaleza

segunda-feira, 17 de julho 2017

Imprimir texto A- A+

Estão abertas até o dia 14 de agosto as inscrições para o quarto casamento coletivo LGBT de Fortaleza. A expectativa é que 30 casais participem da cerimônia, segundo a Coordenadoria da Diversidade Sexual, vinculada à Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS). Em 2016, a cerimônia coletiva uniu oficialmente 28 casais em Fortaleza.

Reprodução

O objetivo é proporcionar aos casais de pessoas LGBT o acesso a este recente direito conquistado pela população homoafetiva, de forma gratuita, com apoio de “padrinhos/madrinhas” que irão custear as taxas cartoriais. “Este é um ato político, não é só o reconhecimento de uma união homoafetiva. Muitos vivem juntos há anos mas não contam com os direitos assegurados pela lei a qualquer casal. Com o casamento coletivo, a Prefeitura vem facilitar o acesso aos direitos naturais advindos da relação”, afirma o coordenador da Diversidade Sexual, Paulo Diógenes. “É um ato de orgulho, afirmação e resistência da população LGBT”, completa Dediane Souza, coordenadora executiva.

Os interessados no casamento coletivo deverão comparecer ao Centro de Referência LGBT Janaína Dutra, na Rua Pedro I, 461, bairro Centro, e realizar o cadastro apresentando documentos pessoais.

A cerimônia, em data a ser marcada neste segundo semestre de 2017, ocorrerá no Parque das Crianças – Rua Pedro I, s/n – Centro, com decoração, bolo, fotos e música. Na preparação para este importante momento, os casais inscritos participarão de encontros que abordarão a importância do matrimônio e da família, e terão atendimento com psicólogo e assistente social.

Confira a relação de documentos necessários
Solteiros: RG e Certidão de Nascimento;
Divorciados: RG e Certidão de casamento com averbação de divórcio;
Viúvos: RG, Certidão de casamento com anotação de óbito ou certidão de óbito do cônjuge e cópia do formal de partilha;
Estrangeiros Solteiros: Passaporte ou RNE (Registro Nacional de Estrangeiros), certidão de nascimento consularizada e declaração do estado civil consularizada;
Estrangeiros Divorciados: Passaporte ou RNE (Registro Nacional de Estrangeiros), Certidão de casamento original consularizada; Certidão de divorcio consularizada.

Mais informações
Centro de Referência LGBT Janaína Dutra
Telefone: 3452.2047

Fonte: Prefeitura de Fortaleza

Mais conteúdo sobre:

LGBT SDHDS

outros destaques >>

Facebook

Twitter