sexta-feira, 24 de março de 2017.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Prefeitura promove ações de combate à tuberculose

segunda-feira, 20 de março 2017

Imprimir texto A- A+
Divulgação

Divulgação

Ações educativas nos postos de saúde, capacitação de agentes comunitários de saúde e busca ativa de casos suspeitos de tuberculose serão as atividades promovidas pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, entre os dias 20 a 23 de março, como parte da programação do Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado em 24 de março. A abertura aconteceu no domingo (19/03), no Shopping Parangaba, às 14h,com atividades educativas sobre os sinais e sintomas.

Na esta segunda-feira (20/03), haverá a distribuição de material informativo e orientações sobre a doença no Mercado São Sebastião, Terminais do Papicu, Parangaba e Siqueira, além do North Shopping e Praça da Igreja matriz de Messejana. Na terça-feira (21/03), os agentes comunitários de saúde (ACS) recebem treinamento de como identificar casos suspeitos e acompanhar casos confirmados, pontuando a importância do tratamento diretamente observado. Paralelamente a esses dias, os postos de saúde promovem apresentações de vídeos e palestras abordando a temática, intensificação de busca ativa de sintomáticos respiratórios e resgate de faltosos ao tratamento, além da divulgação de sinais e sintomas.

Para a assessora técnica da Célula de Atenção às Condições Crônicas, Raianne Martins, o paciente precisa concluir o tratamento. “O tratamento tem a duração de seis meses, e não pode ser interrompido antes deste prazo, ainda que os sintomas tenham desaparecido. Este é um dos maiores problemas enfrentados”, explica.

O Dia Mundial da Tuberculose foi lançado, em 1982, pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela União Internacional Contra Tuberculose e Doenças Pulmonares. A data foi uma homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrida em 24 de março de 1882, pelo médico Robert Koch.

No ano de 2015, foram registrados no município de Fortaleza 1556 casos novos de tuberculose, com um taxa de incidência de 60 por 100 mil habitantes.

Sinais e sintomas – A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas também pode acometer órgãos como ossos, rins, pleura e meninges (membranas que envolvem o cérebro). Os sinais e sintomas mais frequentes são tosse seca ou com secreção por mais de três semanas; Cansaço excessivo; Dor no peito; Febre baixa geralmente no fim do dia; Suor noturno; Falta de apetite; Emagrecimento acentuado. A transmissão da tuberculose é direta, de pessoa a pessoa. Ao falar, espirrar ou tossir, o doente expele no ar as bactérias, através de pequenas gotículas de saliva que podem ser aspiradas por outro indivíduo. Geralmente, após quinze dias de tratamento, a pessoa já não transmite mais a doença. A tuberculose tem cura, desde que tratada adequadamente por um período mínimo de seis meses.

Fonte: Prefeitura de Fortaleza

Mais conteúdo sobre:

Dia Mundial da Tuberculose Organização Mundial de Saúde – OMS Secretaria Municipal da Saúde

outros destaques >>

Facebook

Twitter