28 C°

sexta-feira, 24 de novembro de 2017.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Prefeitura reúne secretariado e define ações prioritárias para 2018

segunda-feira, 13 de novembro 2017

Imprimir texto A- A+

A Prefeitura Municipal de Fortaleza reuniu todo o secretariado municipal, durante este fim de semana, no Centro de Eventos, quando definiu estratégias para acompanhar os prazos de obras e projetos que estão em andamento e definir novas ações prioritárias para o início de 2018.

PMF

Esta foi a quarta reunião do ano e a segunda com um formato diferenciado, dividindo todos órgãos da Prefeitura em dez mesas temáticas, definidas por áreas de afinidade, permitindo maior integração e conhecimento das pastas. Cada mesa definiu os principais projetos a serem iniciados ainda neste ano ou no início de 2018.

Dentre esses projetos, estão a instalação das duas primeiras células de segurança da Guarda Municipal, ainda em dezembro de 2017, nos bairros Goiabeiras e Jangurrussu, além de outras três no primeiro semestre de 2018; aperfeiçoamento na regularização da distribuição de medicamentos; drenagem e pavimentação em 60 comunidades; construção de três novos CUCAs nos bairros Pici, José Walter e Vicente Pinzón; despoluição da orla; ampliação do Hospital da Mulher, com 110 novos leitos; criação de novo sistema de manutenção das praças; entrega de 20 mil processos de regularização fundiária (papel da casa); e a implantação da rede municipal de capacitação.

Outros projetos que serão iniciados a partir de 2018 são as obras de reforma de 60 praças (serão mais 140 até 2020) e as obras de mais 15 Areninhas. Além disso, será feita a efetivação de mais 500 guardas municipais, com a prorrogação do concurso por mais dois anos, a partir de fevereiro de 2018.

O prefeito Roberto Cláudio e os secretários também fizeram o acompanhamento das metas e prazos já estabelecidos. Dentre as ações em andamento que serão entregues no final deste ano ou em 2018 estão as obras de mais cinco Unidades de Acolhimento para dependentes químicos, sendo duas ainda este ano, nas Regionais I e II; conclusão as obras de urbanização do Morro Santa Terezinha (março de 2018), da Avenida Aguanambi (primeiro semestre de 2018) e do Terminal de Messejana (fevereiro de 2018).

Agentes de cidadania

Além do formato inovador, essa foi a primeira vez que os agentes de cidadania, eleitos pelo voto popular, participaram da reunião do Secretariado Municipal.

“Precisamos monitorar o que está acontecendo e saber quais são os entraves. Por isso é importante trazer quem conhece melhor os problemas lá na ponta, no bairro. Muitas vezes pensamos uma obra ou ação e não é isso que a comunidade quer, eles priorizam outra coisa e esse olhar do agente de cidadania vai nos ajudar a entender melhor o papel do gestor público”, destacou o prefeito Roberto Cláudio.

Também foram realizadas palestras como a do médico Elias Leite, diretor da Unimed Fortaleza, que falou sobre a importância da gestão por resultados e do coordenador do Banco Palmas, João Joaquim de Melo, que detalhou a experiência do Conjunto Palmeiras. A importância do exercício da cidadania e do voluntariado foram temas também discutidos durante a reunião com os secretários.

Fonte: PMF

Mais conteúdo sobre:

2018 Secretariado ações prioritárias Agentes de cidadania

outros destaques >>

Facebook

Twitter