domingo, 21 de julho de 2019.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Senac Ceará lança Bússola das Profissões

sexta-feira, 08 de fevereiro 2019

Imprimir texto A- A+

A nova ferramenta pedagógica criada pelo Senac ajuda quem precisa descobrir seus pontos fortes e a área de trabalho que mais corresponde às suas preferências e personalidade. “Bússola das Profissões: uma jornada em busca do autoconhecimento”  é um site com interface de uma viagem pelo espaço que simula desafios e lança perguntas sobre percepção de autoimagem, estratégias para resolução de conflitos, trabalho em equipe e, ao fim, indica qual área profissional mais se assemelha com o perfil psicológico de quem responde às perguntas.

O quiz foi elaborado por especialistas das áreas de Recursos Humanos, Psicologia, Educação e Marketing, contudo não pode ser utilizado como um teste vocacional. A finalidade é mostrar as áreas de capacitação profissional oferecidas pelo Senac  e fazer um indicação de cursos personalizada, com base nas aptidões informadas.

O Bússola das Profissões propõe ao viajante 12 perguntas, entre as escolhas que precisam ser feitas estão: as características das pessoas que viveriam em seu planeta, se seriam mais racionais, prestativas ou inovadoras e quais as suas maiores habilidades: planejar, criar, persuadir ou decifrar emoções.

Na viagem espacial, aparecem situações recorrentes no cotidiano de trabalho, como vivenciar contextos desconhecidos, participar de novos grupos, mediar situações conflitantes e propor novas ideias. Ao final, o site sugere uma área de formação profissional no Senac, entre elas:  Beleza, Artes, Moda, Comunicação, Design, Saúde, Gestão, Meio Ambiente, Comércio, Informática, Infraestrutura, Gastronomia e Turismo

A supervisora de Marketing do Senac Ceará, Paula Rodrigues, explica que a ferramenta é uma possibilidade de apresentar os cursos do Senac no Ceará a novos públicos e  informar os participantes sobre surgimento de novas turmas para cursos de seu interesse. “O Bússola das Profissões ajuda a conhecer as aptidões profissionais e mostra áreas de afinidade”, explica a supervisora.

“Como maio ação profissional do país,  estamos sempre atentos às novas tecnologias que podem ser aplicadas para atualização e melhoria dos processos de aprendizagem, dentro e fora da sala de aula.  Estamos adotando essa ferramenta desenvolvida pelo Senac Rio Grande do Sul para auxiliar o aluno a desenvolver todo o seu potencial e a encontrar o seu caminho no mundo do trabalho, pois essa é a nossa missão” afirma a Diretora de Educação Profissional do Senac Ceará, Georgia Philomeno Gomes Carneiro.

Reprodução

Lançamento:

Dia 07/02 –  O Bússola das Profissões foi lançado no Ceará durante a Semana Pedagógica, que acontece no Sesc Iparana Hotel Ecológico com participação de instrutores e da equipe pedagógica do Senac Ceará.

Serviço
Lançamento Bússola das Profissões
Data: 7/2

Horário: 13h30
Local: Sesc Iparana Hotel Ecológico ( Rua José de Alencar, 150, Iparana, Caucaia)

Sobre o Sistema Fecomércio 

O Sistema Fecomércio é formado pela Fecomércio, pelo Sesc, pelo Senac, e pelo IPDC, instituições privadas, criadas e mantidas pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo.

Juntas, a Fecomércio, o Sesc, o Senac e o IPDC atuam como um Sistema, em que cada instituição tem seu papel e missão, transformando a vida do trabalhador e colaborando com os empresários do comércio.

Por meio da Fecomércio, auxilia no fortalecimento e defesa do segmento do comércio de bens, serviços e turismo; pelo IPDC leva informação e dados por meio da realização de pesquisas de mercado e tendências de consumo; via Senac, atua na qualificação profissional, e por meio do Sesc, realiza milhares de ações em educação, cultura, esportes, lazer e promoção social.

Atualizado por Natasha Ribeiro
natasha@oestadoce.com.br
Fonte: Ass. de Imprensa

Mais conteúdo sobre:

Senac Ceará Bússola das Profissões

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter