sábado, 25 de fevereiro de 2017.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Carlos Chagas

Geral

Programa municipal para ostomizados completa um ano com 5.678 pacientes

quinta-feira, 02 de fevereiro 2017

Imprimir texto A- A+

A Prefeitura de Fortaleza qualifica o processo de atendimento, agendamento das bolsas coletoras e acessórios para pacientes ostomizados, atendendo a 5.678 pacientes do município, após a unificação do sistema de distribuição. A nova estrutura, desenvolvida em parceria com o Governo estadual, completou ontem (1º), um ano de funcionamento com a distribuição de 66.752 bolsas a pacientes.

O atendimento centralizado e integral garante aos usuários o acompanhamento por meio de uma equipe multiprofissional, composta por médico, enfermeira, nutricionista, assistente social e psicólogo. Os pacientes recebem ainda o suporte de dois estomaterapeutas. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) registrou, durante o primeiro ano de funcionamento, uma média de 803 cadastros. Para ter acesso ao programa, os pacientes precisam fazer o recadastramento no Centro de Saúde Meireles, portando os seguintes documentos: cópia do RG, do CPF, do comprovante de endereço, laudo médico e cartão SUS.

Para a gerente da Célula de Atenção à Pessoa com Deficiência da SMS, Andressa Aguiar, o novo processo trouxe diversos benefícios para as pessoas ostomizadas. “A unificação do processo garante um melhor atendimento aos usuários com agendamentos por telefone durante os dois períodos. O benefício foi a ampliação dos profissionais trazendo um suporte multiprofissional”, destacou.

Os pacientes são avaliados e, caso existam condições para a reversão do estoma, são encaminhados para realizar a cirurgia de fechamento da ostomia no Hospital José Martiniano de Alencar, que pertence à rede pública do Estado. Em Fortaleza, durante o ano de 2016, foi registrada a reversão de 58 pacientes. O Programa de Atenção à Pessoa Ostomizada segue as diretrizes nacionais estabelecidas pelo Ministério da Saúde, em conformidade com a Política Nacional de Saúde das Pessoas com Deficiência.

O Centro de Saúde Meireles está localizado na Avenida Antônio Justa, 3113 – Meireles, com atendimento realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O agendamento pode ser feito pelo número (85) 3486.6274.

outros destaques >>

Facebook

Twitter