29 C°

sexta-feira, 24 de novembro de 2017.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

VAMO é reconhecido como um dos dez projetos mais inovadores em mobilidade no mundo por jornal curitibano

segunda-feira, 17 de julho 2017

Imprimir texto A- A+

A Prefeitura de Fortaleza foi reconhecida, mais uma vez, pelos esforços na melhoria da modalidade urbana da Cidade. O projeto VAMO (Sistema de Carros Elétricos Compartilhados em Fortaleza) foi indicado como um dos dez mais inovadores projetos do mundo em mobilidade, pelo jornal Gazeta do Povo, de Curitiba.

Reprodução

Escolhido como uma das dez iniciativas positivas adotadas em diversas partes do mundo que estão ajudando a melhorar a mobilidade urbana e que servem de exemplo para outras localidades, o VAMO foi descrito pelo jornal como uma proposta para “promover a mobilidade urbana sustentável por meio de uma rede de compartilhamento de carros elétricos, disponibilizados em Fortaleza (CE)”.

Na matéria, foi lembrado, ainda, que o projeto é mantido por patrocínio (Hapvida Saúde) e pelos valores pagos pelos usuários, sem custos para o Município. Foram citadas, também, outras atividades de mobilidade bem-sucedidas promovidas pela Prefeitura de Fortaleza, como o estímulo ao uso de bicicletas e programa de apoio à circulação de pedestres, que tem como objetivo tornar Fortaleza a cidade mais ciclável do Brasil.

Para Luiz Alberto Sabóia, secretário executivo da Conservação e Serviços Públicos, o reconhecimento demonstra que a Prefeitura vem acertando em estimular meios de transporte alternativos na Cidade. “Ter um projeto como esse citado entre as experiências inovadores em percurso nos mostra que o caminho é esse mesmo, buscar a integração de modais, tecnologia, utilização de modais não poluentes, tanto de iniciativas como as dos carros elétricos compartilhados, quanto das bicicletas. Os carros compartilhados são pioneiros no Brasil, tendo chamado, inclusive a atenção de outras cidades. Estamos muito felizes com o reconhecimento. O objetivo é que, após essa fase de análise, possamos verificar a expansão do projeto”, afirmou.

Simone Varella, diretora de Comunicação e Marketing do Hapvida, lembrou da importância do projeto em parceria para tornar a sociedade mais responsável. “Ao patrocinar este programa pioneiro, o Hapvida contribui para as melhorias na saúde e mobilidade urbana e gera reflexão sobre o estilo de vida que toda a população deseja ter, baseado na sustentabilidade e na economia colaborativa, por meio do compartilhamento de veículos amigos do meio ambiente. Além disso, o Hapvida acredita que o sucesso do VAMO em Fortaleza sirva de modelo, inspirando e estimulando outras cidades brasileiras e empresas na implementação de projetos semelhantes de carsharing, uma tendência mundial na qual governos, empresas e cidadãos são protagonistas na transformação da sociedade”, disse.

Além do projeto implementado pela Prefeitura de Fortaleza, foram citadas outras ações de sucesso para a mobilidade como os Teleféricos de Medellín, Pedágio urbano em Cingapura, Transantiago no Chile, Rodovia para ciclistas na Alemanha, Sistema BRT em Curitiba, Acessibilidade em Nova York, Semáforos inteligentes em Londres, Estacionamentos gratuitos em Brisbane e o Bilhetagem eletrônica na Região Metropolitana de Curitiba.

A Gazeta do Povo é um jornal curitibano considerado o maior do Paraná, sendo o mais antigo em circulação neste estado. Circula semanalmente no formato impresso, além do formato digital. É publicado pela Editora Gazeta do Povo S.A. e pertence ao Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).

Confira aqui a matéria do jornal Gazeta do Povo

Transporte
O VAMO é mais uma alternativa de transporte e mobilidade urbana sustentável para a população. O VAMO Fortaleza já opera com 12 estações e 24 carros elétricos compartilhados, entre aqueles em operação e reserva, nos modelo “BYD e6” e o compacto “Zhidou EEC L7e-80”, ambos veículos 100% elétricos.

O projeto dos Veículos Alternativos para Mobilidade na capital cearense é pioneiro no Brasil, já que a Prefeitura de Fortaleza é responsável pela implantação do primeiro sistema público de carros elétricos compartilhados. O principal benefício deste sistema é que ele incentiva energias limpas e renováveis, não emitindo gases poluentes e poluição sonora. Além disso, a ideia é que o VAMO também incentive a carona, promovendo assim o consumo colaborativo e compartilhado. Isso sem falar que não há custo para a Prefeitura no que diz respeito à aquisição e manutenção desses veículos, já que a empresa Serttel é a responsável por implantar, operar e dar manutenção ao sistema de carros elétricos compartilhados, e a empresa Hapvida Saúde é a patrocinadora.

Fonte: Prefeitura de Fortaleza

Mais conteúdo sobre:

Prefeitura de Fortaleza VAMO

outros destaques >>

Facebook

Twitter