quarta-feira, 26 de junho de 2019.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

UE estaria disposta a renegociar acordo do Brexit

segunda-feira, 10 de junho 2019

Imprimir texto A- A+

O ministro britânico das Relações Exteriores, Jeremy Hunt, um dos candidatos ao cargo da ex-premiê Theresa May, disse, ontem, que a chanceler alemã, Angela Merkel, sinalizou que a União Europeia (UE) está disposta a renegociar o acordo do Brexit. Hunt, um dos muitos candidatos conservadores na disputa pela vaga de May após sua renúncia à liderança do partido, na sexta-feira, contou ter conversado com Merkel durante as cerimônias esta semana pelo 75º aniversário do Desembarque na Normadia.

Segundo ele, a chanceler está convencida de que é possível mudar o acordo de May. “Ela disse que, ‘claro que, com um novo primeiro-ministro britânico, devíamos olhar para todas as soluções que temos’”, declarou Hunt à Sky News. “Tenho toda certeza de que, se tivermos a abordagem correta para isso, os europeus estarão dispostos a negociar o pacote”, acrescentou.

Hunt não disse se estava se referindo ao acordo de retirada do Reino Unido da UE legalmente vinculante, o qual o bloco insistiu em que não pode ser reaberto, ou à declaração política que acompanhará as futuras relações. No ano passado, May chegou a um acordo com a UE, mas o Parlamento britânico rejeitou o pacote três vezes. Isso levou a dois adiamentos do Brexit – o último deles, para 31 de outubro.
Uma porta-voz do governo alemão disse que não comentaria “o conteúdo das conversas confidenciais” do primeiro-ministro. Ela se referiu, porém, ao que Merkel afirmou após a reunião do Conselho Europeu em abril, ou seja, “que isso ainda é válido”. “Mais uma vez deixamos claro que o acordo de saída se aplica, que não será modificado e que certamente podemos falar sobre relações futuras”, disse Merkel em abril.

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter