sábado, 20 de outubro de 2018.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Campanha Nacional da Voz inicia esta semana

segunda-feira, 16 de abril 2018

Imprimir texto A- A+

Esta semana será realizada a XX Campanha Nacional da Voz, que começou no Brasil e, atualmente, existe em todo o planeta e, inclusive, amanhã é celebrado o Dia Mundial da Voz. De acordo com o musicoterapeuta Glairton Santiago, diversas entidades estão fazendo um alerta sobre os riscos do mal uso da voz, bem como de fatores que aumentam os problemas, como fumo e álcool, que acabam provocando um número elevado de câncer de laringe.

Ele é uma referência em Fortaleza, na divulgação da ação que oferecerá exames gratuitos durante toda esta semana, a fim de promover a prevenção dessa doença que pode gerar inúmeros problemas para as pessoas e, inclusive, levar à morte. “Locais como o Nami (Núcleo de Atenção Médica Integrada da Unifor), Hospital Geral de Fortaleza e o Consultório de Musicoterapia Glairton Santiago estarão realizando avaliações gratuitas, a fim de precaver esta doença tão complicada”, adverte Glairton.

Diagnóstico
Ele alerta para que as pessoas procurem esses locais para identificar possíveis problemas como rouquidão, pigarro constante, dor ao engolir, entre outras situações que podem levar à identificação de alguma situação de desconforto na laringe. “Para os profissionais que usam a voz, como cantores, palestrantes, professores, precisam fazer consultas preventivas regularmente. E os cantores precisam ter o acompanhamento de um professor de canto, para não forçarem demais a voz”, ressalta.

O musicoterapeuta afirma que recebe, regularmente, em seu consultório um grande número de cantores, não para aprimorar suas vozes, mas para resolver problemas com ela. “Então, em alguns casos, é necessário, até mesmo, haver uma intervenção cirúrgica. Por isso é muito importante as pessoas realizarem a prevenção”, completa Glairton Santiago. Mais informações podem ser obtidas nos site: www.semanadavoz.com.br ou www.glairtonsantiago.com.

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter