28 C°

domingo, 23 de julho de 2017.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Serras catarinense e gaúcha podem ter neve nesta segunda-feira

domingo, 16 de julho 2017

Imprimir texto A- A+

A massa de ar frio que passou por Santiago no sábado (14) chega ao Brasil no início desta semana e pode, assim como aconteceu na capital chilena, fazer com que neve nas cidades das serras de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Em junho, cidades catarinenses como Urupema, São Joaquim, Urubici, Bom Jardim da Serra e Irani já registraram neve.

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a massa de ar frio baixará as temperaturas nas regiões Sul, Centro-Oeste, Sudeste e até mesmo no sul da região Norte do país no início da semana. No Sul, as temperaturas mínimas ficarão abaixo de zero grau em várias localidades, e existe “pequena possibilidade de neve e/ou chuva congelada” nas serras gaúcha e catarinense entre segunda (17) e terça-feira (18).

Reprodução/Foto: Rafael Araldi‏

Ainda segundo o Inmet, o fenômeno deve acabar ainda no meio da semana, fazendo com que as temperaturas voltem a ficar amenas.

De acordo com o Climatempo, a “massa de ar polar” pode ser a mais forte a passar pela América do Sul no ano, ocasionando assim temperaturas excepcionalmente baixas. “Muitos recordes de frio serão batidos na passagem desta massa de ar polar e é possível que o Brasil tenha as mais baixas temperaturas do ano até agora”, diz o Climatempo.

A menor temperatura registrada no país em 2017 aconteceu em Bom Jardim da Serra, em Santa Catarina, com -5,7°C medidos pelo Inmet e Epagri-Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina) em 26 de junho.

A previsão do tempo do Climatempo para esta segunda (17) na cidade oscila entre -1°C e 9°C. Na serra gaúcha, cidades como Canela e Gramado devem ter temperaturas entre 2°C e 13°C.

Antes de chegar ao Brasil, a massa de ar frio passará pela Argentina e pelo Uruguai, podendo também ocasionar neve.

Fonte: Folhapress

Mais conteúdo sobre:

Neve Serras catarinense Serra Gaúcha

outros destaques >>

Facebook

Twitter