Arte & Diversão
Quinta-feira, 01 de Novembro de 2012
Feira Internacional de Artesanato e Decoração no Sebrae

 

Chegando à sua 40a Edição no Brasil, a Feira Internacional de Artesanato e Decoração – Feincartes – está de volta a Fortaleza. Prevista para começar no dia 2 de novembro, às 15 horas, no Centro de Negócios do Sebrae, e se estender até o dia 11, a Feira vai reunir, no Ceará, dezenas de artesãos vindos de vários lugares do mundo. Para Maria Mathias, organizadora do evento, a Feira não é só um acontecimento comercial. Como reúne artesãos de quase todos os continentes, ela também é um acontecimento cultural porque é ali que estes artesãos se encontram e trocam ideias sobre o artesanato que produzem em seus respectivos países; também é de extrema importância para o público porque é uma oportunidade que eles têm de comprar artesanato de países que jamais encontrariam no Brasil. Todo artesão, para participar, paga pelo espaço. O artesão cearense, nesse caso, está isento disso porque, como a Feira ocorre no Ceará, participa como convidado.

Afirma Maria Mathias que não sabe, exatamente, o montante comercializado na Feira, mas acredita que não é pequeno porque todo ano, segundo ela, são muitos os que querem participar da Feincartes.

CRONOGRAMA
A primeira Feira Internacional de Artesanato e Decoração realizada este ano pela Mathias Feiras e Eventos, promotora da Feincartes, foi em Florianópolis. Depois a Feira foi para Petrolina, Pernambuco. Em seguida foi montada em Juazeiro do Norte, Vitória, Campinas (SP) e, finalmente, Fortaleza.

Na capital cearense estarão presentes 17 países e 14 estados brasileiros. Dentre os países os que mais chamam a atenção são a Índia, Paquistão, Indonésia, Peru, Austrália, Argentina e África do Sul. A África do Sul, por sinal, participa da Feira por intermédio do governo sul-africano que se dispôs a pagar todas as despesas com passagem e hospedagem de seus artesãos. Dentre os estados brasileiros estão a Bahia, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo.

Os produtos apresentados são os mais variados. Da ilha de Java, na Indonésia, haverá móveis feitos em madeira teca, joias da Austrália e do Senegal, almofadas, molduras de madeira pintada com pó de ouro do Peru, tapetes da Índia e as famosas toalhas da Capadócia. Tudo isso em um espaço de 2 mil metros quadrados climatizados e uma localização privilegiada pela proximidade com o centro de Fortaleza e várias instituições culturais da capital cearense.

SERVIÇO
• Feira Internacional de Artesanato e Decoração. Data: 02 a 11 de novembro. Hora: 15h às 22h (todos os dias). Local: Centro de Negócios do Sebrae (Av. Monsenhor Tabosa, 777). Entrada: R$ 6,00 (Pessoas com 60 anos ou mais pagam meia entrada. Crianças até 12 anos, acompanhadas pelos pais ou responsáveis, entrada liberada). Informações: (27) 9228.1511/(27) 9228.0353.   Colchas da Índia - Trabalho da Indonésia. Luminária de Madrepérola Acesa. Moldura e desenho do Peru. Maria Mathias, organizadora da Feira.

1 / 1

O ESTADO DIGITAL

Comentários

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Mais informações sobre as opções de formatação

CAPTCHA de imagem
Entre com os caracteres da imagem.