O Estado Verde
Terça-feira, 24 de Dezembro de 2013
Natal e meio ambiente - O que a população acha que Fortaleza deveria ganhar de presente

Por Souto Filho
[email protected]

O Natal chegou. Um período em que a fraternidade, a harmonia e a solidariedade ficam mais em evidência, nos momentos em que famílias se reúnem e confraternizam. É hora de dar e trocar presentes. Tem coisa melhor? Mas, quando pensamos em presentear, sempre uma pessoa vem a nossa mente. Já parou para pensar se você está presenteando a cidade em que mora? E como?
Com a realização da Copa do Mundo de 2014, Fortaleza vem sendo presenteada com uma gama de obras públicas que prometem modificar a urbanização e a mobilidade urbana local. Algumas têm o total aval da população, outras ainda causam certas dúvidas sociais. Entretanto, apesar das melhorias infraestruturais, uma deveria ser realizada independente de qualquer evento ou circunstâncias, e de forma rotineira. Estamos falando do nosso Meio Ambiente.
Um paraíso urbano, pelo menos essa é a visão da maioria dos turistas que costumam visitar a “Terra do Sol” e enchem as nossas belas praias durante todo o ano. Mas, quem mora nesta cidade, sabe que ainda falta muito para nos tornarmos uma verdadeira referência de sustentabilidade. Entretanto, aguardar apenas as ações dos gestores públicas não adianta. Se não fizermos a nossa parte também pouca coisa será modificada.
Então fica a pergunta: O que você gostaria que Fortaleza ganhasse de presente de Natal na questão ambiental? A equipe do caderno O estado Verde (OeV) foi para as ruas e conversou com populares, autoridades e personalidades do setor. Abaixo seguem os principais desejos sustentáveis daqueles que se preocupam com o nosso Meio Ambiente e trabalham para que os espaços verdes sejam cada vez mais presentes em nosso dia a dia.

A recuperação de toda margem do Rio Maranguapinho e do Rio Cocó. Como também a revitalização das arborizações das nossas praças. Gostaria também que a população se sentisse corresponsável pela preservação do meio ambiente sem esperar a gestão pública.
Raimundo Gomes de Matos
(Deputado federal)

Para uma cidade que tem 7% de cobertura vegetal (segundo o Inventário Ambiental de Fortaleza), nossa Capital está muito debilitada e, aqui, não temos qualidade de vida em níveis aceitáveis. Nosso maior sonho, e por ele lutamos diariamente, é ver o Parque do Cocó legalizado. Que as obras sejam imediatamente interditadas, que seja devolvido à cidade sem retalhos, sem cortes.
João Alfredo
(Vereador)

Gostaria que as leis ambientais fossem melhor aplicadas para evitar a degradação dos nossos parques e espaços verdes. Acho que Fortaleza tem muito potencial para tornar-se uma cidade mais sustentável. Só falta vontade dos políticos.
Renyr Clarêncio
(Designer Gráfico)

“Fortaleza precisa ganhar um melhor sistema de limpeza urbana de presente de Natal. Nossa cidade é muito mal cuidada, suja mesmo. Até nas áreas mais nobres, como Aldeota e Meireles, muitas calçadas estão amontoadas de lixo, mal cuidadas, não são capinadas. Fortaleza não possui limpeza urbana séria, em que o cidadão não tenha de desviar dos lixos. Nossa cidade também merece, como presente de Natal, a implantação da coleta seletiva. Quando se misturam plástico, vidro, papelão e se joga tudo no mesmo caminhão, além da questão ambiental, se perde dinheiro. No Ceará, há empresas de reciclagem que importam materiais de outros estados. Fortaleza deveria dar este exemplo.”
Renato Aragão
(Coordenador do Núcleo de Meio Ambiente da FIEC - Numa)

“Acho que a cidade poderia ganhar mais limpeza. Ando por lugares, principalmente, no Centro da Cidade, onde temos que disputar a calçada com os lixos. Mas também acredito que isso também é culpa da população, que não tem consciência.”
Fabrício Emili 
(Gerente de Vendas)

“Para os que creem, o Natal marca o nascimento do Menino Jesus. Se nos reportarmos à cena contada pela Bíblia, o ouro, a mirra e o incenso foram os presentes ofertados pelos Reis Magos e que significavam, respectivamente: riqueza, infortúnio e fé. Relembro esta cena para mostrar que Fortaleza, desde as suas origens, vem sendo assim agraciada com a riqueza de nossa configuração natural, onde rios, riachos, lagoas e áreas verdes se distribuem entre os 119 bairros; o infortúnio dos períodos de seca ou das agressões ambientais que ocorrem sob várias formas e motivos; e a fé que seus cidadãos têm de que um futuro melhor chegará.”
Águeda Muniz 
(Secretária Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente)

“Acho que Fortaleza poderia ganhar mais espaços de convívio com a natureza. Vejo poucas opções de áreas arborizadas que possam ser visitadas. E quando existem, falta segurança. Gostaria muito de um zoológico bacana.”
Adriano Almeida
(Gerente de TI)

“Acho que faltam políticas públicas a serem aplicadas na área ambiental. Vejo pouca coisa de efetivo sendo feita. Mas acredito que ainda existam lugares no Brasil piores que Fortaleza. Meu presente para a cidade seria um grande parque com atividades para as crianças, onde pudéssemos fazer piqueniques e passeios sem qualquer tipo de preocupação.”
Rafael Lira
(Analista de Sistemas)

“Cidades sustentáveis são aquelas que implementam políticas públicas voltadas para uma convivência harmoniosa entre as pessoas com suas atividades e a natureza. Em Fortaleza, eu implementaria mudanças na área de mobilidade urbana, adequando o código de postura e obras e garantindo a acessibilidade. Com foco na melhoria do microclima, eu ampliaria as áreas verdes públicas, as Unidades de Conservação e incentivaria o privado. Na questão de saneamento ambiental, complementaria em 100% a cobertura da rede de esgoto acompanhada de campanhas de educação ambiental, sensibilizando a população quanto à importância da interligação, adotando uma política de taxas diferenciadas de acordo com o poder aquisitivo da população: “Tarifas Sociais”. Ainda em relação ao saneamento, eu focaria a coleta seletiva com inclusão dos catadores e o incentivo às empresas recicladoras como fatores fundamentais para a gestão dos resíduos sólidos.”
Bruno Menezes
(Presidente do Conpam)

1 / 1

Comentários

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Mais informações sobre as opções de formatação

CAPTCHA de imagem
Entre com os caracteres da imagem.