quinta-feira, 13 de dezembro de 2018.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

292 anos de Fortaleza

Lúcia Brandão Historiadora

sexta-feira, 13 de abril 2018

Imprimir texto A- A+

Hoje, nossa querida e amada Fortaleza, capital do Estado do Ceará, completa 292 anos de muita história. Esta auspiciosa data, só nos foi possível conhecer, graças à oportuna e feliz iniciativa do vereador, Idalmir Feitosa, através da Lei nº 7535, de 16/06/94, sancionada e publicada no Diário Oficial, pelo ex-prefeito Antônio Cambraia, em 28/06/94.
Portanto, por mais de dois séculos não se sabia a data natalícia desta Cidade. Importante salientar que, durante as administrações do ex-prefeito Juraci Magalhães (de saudosa memória) e Antônio Cambraia, o aniversário de Fortaleza era comemorado festivamente com bolo gigantesco, tapioca, refrigerante (doados pelas empresas dos ramos de panificação), em plena Praça do Ferreira. Era uma comemoração intimista, marcada pela alegria do povo, descontração, ordem, onde toda aquela multidão ali presente esperava, pacificamente, receber seu pedaço de bolo. Antes de bater os parabéns da cidade, as autoridades se pronunciavam, homenageando a cidade pelos seus anos de existência. Cantava-se o hino da cidade, e o prefeito da época convidava a todos para comemorar a data festiva. Não se observava confusão, furto ou briga. Tão diferente da Fortaleza violenta, da atualidade…
Hoje, a Praça do Ferreira vive cheia de pedintes, famílias inteiras carentes vivendo debaixo das lajes das lojas, dormindo em colchões imundos, fétidos. Assim, ao invés das autoridades cuidarem destes pobres mortais, realizam ostensivas festas, no aterro na Praia de Iracema, onde os milhões dos cofres públicos são gastos com cantores contratados, dinheiro esse, que deveria ser revestido na saúde, educação, segurança e moradia, etc. Enquanto isso, os pobres “vivem” na Praça do Ferreira, não recebem nenhum pedaço de pão, quanto mais, bolo… Apesar de tudo, parabéns minha amada Fortaleza!!!

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter