quarta-feira, 23 de janeiro de 2019.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

50 anos do Curso de Administração

terça-feira, 30 de agosto 2011

Imprimir texto A- A+

O primeiro Curso de Administração surgido no Ceará está comemorando seu Cinquentenário. Trata-se da antiga Escola de Administração do Ceará – EAC, que ao longo desses 50 anos, muito tem contribuído para o desenvolvimento do Estado. Ela nasceu no momento em que, no Rio de Janeiro, no DASP – brotava a mentalidade da formação da gestores públicos, exemplo seguido no Ceará pelo DSP – com o entusiasmo de lideranças e intelectuais das áreas do Direito e da Política, dentre os quais: Paulo Bonavides, Parsifal Barroso, Plácido Castelo, Mozart Soriano Aderaldo, Raul Barbosa, Aluísio Cavalcante, Vicente Augusto Férrer, João Clímaco Bezerra, Raimundo Girão, Filgueiras Lima e Moacir Aguiar. Surgiu, considerada uma das melhores do Brasil, pela qualidade de seu Corpo Docente, formado por profissionais de notório saber e experiência extraordinária.

Criada em 1957, e instalada em 1961, a Escola de Administração funcionou de início em um prédio defronte a Faculdade Católica de Filosofia/Colégio Cearense, na Avenida Duque de Caxias esquina com a rua Jaime Benévolo. Depois ganhou sede própria na Rua 25 de Março, 780. Em 1975, com a criação da Universidade Estadual do Ceará, a então Escola de Administração foi incorporada à UECE e atualmente funciona no Campus do Itaperi, integrando o Centro de Estudos Sociais Aplicados – CESA. Quando da fundação funcionava apenas o Curso de Administração Pública, pois seu objetivo original era o de formar gestores capacitados para tomarem decisões e contribuir para o desenvolvimento do Ceará no setor público. Com o crescimento do setor industrial, e para atender demandas do empresariado cearense, foi criado o Curso de Administração de Empresas.

Ao longo de sua existência o Curso de Administração vem dando significativa contribuição às gestões pública e privada no Ceará, formando profissionais detentores de conhecimento para o desenvolvimento de grandes negócios em diferentes áreas, seja na construção civil, na indústria e na prestação de serviços, como por exemplo no empreendorismo e comando de grandiosos shoppings centers. Criou uma cultura para o estudo de uma gestão de empreendimentos públicos e privados no Ceará e gerou a formação de líderes que se tornaram notórios representantes na criação de órgãos como o CIC, a CDL e a Federação das Indústrias. O ponto alto das comemorações será nos dias 5 e 6 de setembro, no Itaperi, presidido pelo reitor Assis Araripe, ex-aluno do Curso. Parabéns também pela Semana do Administrador!

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter