sexta-feira, 19 de abril de 2019.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Adoção é vida

EDITORIAL

segunda-feira, 15 de abril 2019

Imprimir texto A- A+

Ojornal O Estado abraçou a questão da Adoção no Ceará há quinze anos. Durante esse período, podemos comemorar algumas vitórias na sociedade. A Lei de Convivência Familiar e Comunitária, que entre muitas mudanças estipulou um prazo de até dois anos como tempo máximo de institucionalização de uma criança, e prazos para que a Justiça decida a vida da criança dentro do tempo em que ela precisa. Também foi criado o Cadastro Nacional de Adoção, cuja primeira criança adotada foi do abrigo Casa de Jeremias, em Fortaleza.

O jornal O Estado compreende a importância de continuar iluminando esse tema com debates e propostas para que as leis sejam cumpridas e toda criança tenha direito a uma família. Apesar de muitos avanços, ainda existe muito preconceito em torno da adoção. É de nossa responsabilidade incentivar, refletir, respeitar e construir uma nova cultura de adoção em que predomine uma família para cada criança e adolescente.

A violência, a negligência, abandono e maus-tratos levam centenas de crianças e adolescentes a instituições em todo o Estado. O que estamos fazendo com nossas crianças define para onde estamos indo. Proteger as crianças é uma das principais tarefas do Estado e da sociedade.
No Ceará, mais de 40% das crianças institucionalizadas passam por mais de um abrigo, e muitas ficam mais tempo no sistema do que a lei permite. Elas não fazem protesto, não gritam, não vão às ruas, nós somos a sua voz. Não podemos deixar de lutar por elas. A rede de assistência tem que funcionar melhor, para que esses meninos e meninas tenham o carinho e o cuidado, exclusivo, que só uma família pode oferecer.
É por isso que o jornal O Estado tem uma agenda anual em torno da Adoção. Ao longo dos anos, temos contado com bons parceiros nesta causa — Uma família para cada criança

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter