terça-feira, 18 de dezembro de 2018.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Casa do Estudante do Ceará dribla dificuldades

sexta-feira, 21 de maio 2010

Imprimir texto A- A+

Criatividade aliada à determinação e arrojo juvenis vem superando as crises que ameaçam a Casa do Estudante, que já conta com 76 anos de serviços prestados à juventude que ali encontra moradia para realizar seus sonhos de estudar na Capital. Uma competente Diretoria, à frente Daniel Monteiro, busca meios para a instituição oferecer serviços de qualidade, gratuitos, aos 108 rapazes e moças, do interior cearense e de outros Estados nordestinos.

Com desenvoltura Daniel contacta com autoridades, como o governador Cid Gomes, o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Salmito Filho e a prefeita Luizianne Lins, dentre outras; viaja a Brasília em busca de recursos financeiros percorrendo gabinetes de parlamentares, alguns ex-moradores, como José Guimarães e Eunício Oliveira – este aliás ex-presidente da Casa quando criou gosto pela vida pública via política estudantil .

Eles e Gorete Pereira, Chico Lopes, Arnon Bezerra e Vicente Arruda destinaram emendas via orçamento do Ministério da Educação/FNDE que será repassado à Secretaria de Educação para a reforma da Casa. Na Câmara Municipal de Fortaleza consegui emendas orçamentárias através dos vereadores Marcelo Mendes, Paulo Facó, Guilherme Sampaio e João Alfredo. Já na Emlurb o presidente Roberto Rodrigues da Costa liberou 15 mil reais para o ajardinamento e o presidente do Sindiônibus , Antônio Ferreira de Oliveira, possibilitou a reabertura do restaurante fornecendo 60 cestas básicas durante seis meses. E vem aí a reforma, iluminação e construção das arquibancadas da quadra esportiva, fruto de convênio com o Hospital Cura D`Ars, cujo diretor geral , Dr. Pedrinho Minski , quer a praça esportiva utilizada também por seus funcionários.

Na última terça-feira, durante café da manhã do qual participei como “Amigo da Casa do Estudante”, o presidente Daniel Monteiro lançou o Projeto Revisteca, pioneiro no Ceará, em parceria com a Editora Abril/Dinap que garante mais de 90 títulos de revistas gratuitamente, beneficiando também crianças da Comunidade da Graviola. Lá encontrei, dentre outros, João Soares Neto (Shopping Benfica), Eduardo Galdino (Tempo FM e diretor da A C I), José Alaor de Albuquerque Jr. e Roger Vasconcelos de Albuquerque (dirigentes da Alaor Distribuidora), Antônio Alexandre Vasconcelos de Arruda (Ecomuseu de Maranguape), Fábio Ambrósio (TV Verdes Mares), Felipe Leite (representando o Eunício Oliveira), Marcelo Mendes (Câmara).

Aliás, a vereadora Eliane Novais está agindo junto ao presidente Salmito para a aprovação de legislação no sentido de que, no ano em que não houver confecção de carteiras de estudantes, a Prefeitura encontre uma forma legal de ressarcir a Casa do percentual a que tem direito, pois esta é a sua única fonte de receita. Concluo parabenizando a presidente Débora Lima, pela festa de hoje comemorando os 57 anos do Sindicato dos Jornalistas e ao presidente Salmito Filho por mais uma vez Câmara Móvel na Praça do Ferreira, contribuindo com um mundo de trabalho.
 

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter