segunda-feira, 17 de junho de 2019.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Comunicação a serviço da transparência na Câmara

quinta-feira, 20 de agosto 2009

Imprimir texto A- A+

Uma das prioridades da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Fortaleza, à frente o presidente Salmito Filho, tem sido dar visibilidade e transparência às ações Casa. É o que se conclui quando ao observar o que vem sendo feito no setor de comunicações nestes primeiros sete meses de gestão. Uma das primeiras medidas do Presidente foi implantar a transmissão radiofônica, ao vivo, das sessões ordinárias, das reuniões das comissões técnicas e das audiências públicas, cobrindo o que acontece no plenário, no auditório ou nas salas das comissões. Para tanto foram procurados todos os dirigentes de rádio AM e FM desta iracemista Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção. A proposta, que se materializou, foi a da cobertura in loco, durante três horas ininterruptas, de segunda a sexta-feira. Nada fácil a decisão, pois cada emissora já estava com suas grades de programação preenchidas, contratos estabelecidos e metas outras, principalmente, em um horário matutino dos mais nobres desse tipo de mídia: das 9h30mim às 12h30mim. Coube ao jornalista Oceli Lopes, coordenador geral de Comunicação, estabelecer habilidosos contatos com a classe empresarial da radiofonia culminando com a contratação da FM Líder – 107.3.

Deseja a Presidência que em curto prazo a Câmara tenha a sua própria estação de rádio FM, bem como transformar a TV Fortaleza em canal aberto. Dirigida por Arnaldo Santos, atualmente ela é captada pelo Canal 6 da Net (TV por assinatura), mas pode ser vista também pela internet no site www.cmfor.ce.gov.br, ou ainda à tarde pela TV Assembleia canal 30 que, mediante convênio, reprisa as sessões matutinas da Câmara. Como se vê os presidentes vereador Salmito Filho (PT) e deputado Domingos Filho (PMDB) estão em sintonia perfeita.

A Assessoria de Imprensa, à frente o jornalista Roberto César, foi revigorada. Tendo como editor Marcelo Raulino, o novo jornal “Câmara Notícias”, está circulando com a manchete: “Mesa Diretora – Gestão Democrática e Compartilhada”. É bi-mensal, e o segundo número circulará em setembro. No Natal será lançada uma revista contendo o balanço anual do trabalho dos vereadores.

O site oficial, www.cmfort.ce.gov.br, conveniado com o Interlegis do Senado Federal, passa por modernização. Nele são colocadas nove matérias diariamente. Paralelamente 110 pessoas que recebem, via e-mail, o material da cobertura eletrônica diária. Todas essas medidas são relevantes por ensejar ao eleitor acompanhar o que os vereadores está fazendo pela cidade. Estes, motivados pela visibilidade, usam a tribuna mais frequentemente.

Paulo Tadeu – Jornalista

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter