sábado, 24 de agosto de 2019.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Consciência ambiental

EDITORIAL

terça-feira, 11 de junho 2019

Imprimir texto A- A+

O alerta prossegue no que diz respeito ao desmatamento no Brasil. A pesquisa global Earth Day 2019, realizada pela Ipsos, revela que o desmatamento lidera entre as preocupações demonstradas pelos brasileiros com relação ao meio ambiente. A sondagem foi feita em 28 países, com 19,5 mil entrevistados, sendo mil brasileiros. O desmatamento foi considerado o tema mais importante por 53% dos consultados. Em termos mundiais, o tema prioritário é o aquecimento global, com 37% das respostas. Apesar de o aquecimento global ser também um dos temas importantes no Brasil, o que chama mais atenção é o desmatamento, que é muito mais mencionado no Brasil do que na média global.
De fato, a resposta dos brasileiros foi uma combinação da quantidade de reservas naturais do País, da visibilidade que a Amazônia tem nesse sentido e, também, das discussões em relação às políticas adotadas pelo Governo.
Na Rússia, que tem áreas maiores de florestas que o Brasil, apenas 20% dos entrevistados veem o tema do desmatamento como prioridade. Em segundo lugar, no Brasil, aparece a poluição da água (44%), seguida de como lidar com os resíduos produzidos (36%), aquecimento global (29%) e esgotamento de recursos naturais (23%). O problema das enchentes foi mencionado por 18% dos entrevistados, ou seja, por dois em cada dez brasileiros, constituindo o dobro da média global de 9% para esse item.
O fato é que esses números indicam um aumento da consciência ambiental por parte dos brasileiros, que entendem a importância do tema para as futuras gerações.

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter