terça-feira, 18 de dezembro de 2018.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Corrupção a pior deformação da sociedade

BRENDAN COLEMAN REDENTORISTA

terça-feira, 15 de maio 2018

Imprimir texto A- A+

Aonipresença da corrupção começa a ser aos poucos desvelada. A ausência da ética deixa um vácuo onde se propaga a onda de corrupção. Além do mensalão da Petrobrás, da Odebrecht, da OAS, a Copa do Mundo etc., a questão da corrupção no Brasil é muito mais profunda, e até agora somente apenas uma pequena parte dos casos foi descoberta e veio a público. Imagine a grande parcela que fica escondida ainda! Quando as investigações chegarem aos bancos, aos portos e aeroportos, às religiões, ao narcotráfico, ao esporte, ao comércio, às indústrias, às organizações sociais e políticas, fraudes nas licitações e falsas declarações de renda etc haverá uma forte reação contra os corruptos, especialmente os políticos. Um dos nossos principais problemas sociais, hoje, no Brasil é a corrupção, que nas palavras do Santo Padre Francisco “é uma praga na sociedade e um pecado grave que brada aos céus” (cf. O Rosto da Misericórdia, No.19). Combatê-la, de modo eficaz, com a consequente punição de corrompidos e corruptores, é dever não só do Estado, mas também nosso, que somos eleitores.

A psicologia nos ensina que a corrupção é uma das piores deformações do ser humano e da sociedade. A psiquiatra Dra. Hilda Morana, coordenadora do Departamento de Psiquiatria Forense da Associação Brasileira de Psiquiatria, define o termo “corrupção” no seu sentido social. Para ela, corrupção é “ato de cometer atitudes ilícitas com o intuito de conseguir vantagem financeira ou mais poder”. Ela afirma que esse tipo de comportamento “é causado por um transtorno de personalidade, que, especificamente, pode ser definido de forma mais clara como um defeito de caráter” (cf. Profa. Dra. Hilda Morana, Psiquiatra Forense, Universidade de São Paulo, 2004).

A corrução está intimamente ligada com outra perversidade, que é a mentira. Aliás, mentir e roubar forma um casamento indissolúvel! Nós sabemos que o Brasil é um País laico, porém a vasta maioria dos brasileiros é cristã. Será que nós cristãos esquecemos que há um mandamento de Deus que diz “não roubar”? Se refletirmos um pouco vamos descobrir, provavelmente com surpresa, que os políticos corruptos brasileiros visam principalmente o dinheiro público, que é seu e meu dinheiro pago através dos nossos impostos para manutenção da sociedade e destinado a financiar escolas, creches, hospitais, postos de saúde, saneamento básico, casas populares, pagamentos dos funcionários públicos etc. Portanto, se nós não tomarmos uma atitude perante essa situação, especialmente nas próximas eleições, também teremos nossa parcela de culpa. É de enorme importância acabar com a corrupção endêmica no Brasil. Vale a pena reexaminar documentos como “A Reforma Política”, uma proposta feita pela “Coalização de Entidades” composta pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a OAB e mais de cem outras entidades. Precisamos acabar com a corrupção política no País, que é considerado o crime mais dispendioso de todos. Finalmente, a corrupção no Brasil frequentemente anda de mãos dadas com a praga da impunidade.

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter