sexta-feira, 20 de setembro de 2019.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Divulgando as boas práticas de gestão

Silvana Frota - Jornalista

segunda-feira, 19 de agosto 2019

Imprimir texto A- A+

OCeará é um celeiro de boas práticas de gestão em várias áreas. Temos as 82 melhores escolas públicas do Brasil, o programa Família Acolhedora de adoção de crianças pela Prefeitura de Fortaleza, O Mais Infância Ceará e o Praia Acessível, também inéditos no País, criados pelo Gabinete da Primeira-Dama do Estado, e Fortaleza é a 6a cidade em mobilidade urbana do Brasil. E tem muito mais, em todos os municípios cearenses, encontramos bons exemplos, como o Municipaliza, Eu Sou Cidadão Amigos da leitura, Bom de Bola, 10 na Escola.
Pensando em descobrir, divulgar e compartilhar estas informações, criamos em 1987, portanto há 24 anos, o projeto Melhores Programas de Assistência Social, que resolvemos denominar há mais de 8 anos de Boas Práticas de Gestão e abraçamos juntamente com a Revista Ceará e Municípios, que nos auxilia dando transparência às informações .
Neste período identificamos e divulgamos as Boas Práticas de Gestão na Assistência Social em mais de 150 cidades, muitas delas, criadas no próprio município , outras advindas de projetos governamentais ou em parcerias, como é o caso do Selo UNICEF, que comemora 20 anos no Ceará, em oito edições. O Fundo das Nações Unidas- UNICEF estimula e apoia os municípios a garantirem o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente e avançar em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Outra grande parceira dos municípios é a Associação para o Desenvolvimento dos Municípios e primeiras-damas – APDMCE , fundada em 1987, que vem ao longo desses anos, fazendo um trabalho de capacitação nas diversas secretarias municipais, inclusive na preparação do Selo UNICEF . Este ano, a APDMCE fez uma importante parceria com o Ministério Público do Estado e a sociedade, no sentido de atuar no projeto “Vidas Preservadas”, que tem como missão contribuir para a prevenção do suicídio no Ceará,através da capacitação que ajude a identificar fatores de risco e fortalecer os laços de proteção: familia; escola da vida.
Recentemente, a APDMCE lançou também em parceria com o MPCE, o Projeto Municipaliza , uma campanha em defesa da saúde e da cidadania, com o propósito de fomentar o processo de efetiva municipalização do trânsito no Ceará. A de se ressaltar ainda , o sucesso o projeto pioneiro “Eu Sou Cidadão Amigos da Leitura” , que há mais de 20 anos vem despertando nas crianças e adolescentes o interesse pela leitura.
Nesta cruzada destacamos a grande e importante parceria, a nível federal através do Ministério do Desenvolvimento Social e, a nível estadual, via Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos- SPS, responsável pela implantação e cumprimento de ações de assistência social tendo como objetivo promover, garantir, valorizar e difundir os direitos humanos e sociais da população. É responsável por ações, equipamentos, eventos e conselhos voltados para executar políticas públicas para idosos, população LGBT, negros, mulheres, pessoas com deficiência, segurança alimentar, assistência social, com destaque para a população em situação de rua.
Homenagear foi a fórmula que encontramos de estimular a todos vocês, homens e mulheres, que se dedicam à causa das populações em estado de vulnerabilidade social.

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter