terça-feira, 21 de agosto de 2018.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Energia solar

EDITORIAL

quarta-feira, 10 de janeiro 2018

Imprimir texto A- A+

OBrasil é uma Nação com bastante incidência solar, em boa parte do seu território, por quase todo o ano, o que o faz um candidato ideal para se aproveitar a energia do sol. O País alcançou a marca histórica de um gigawatt (GW) de potência, instalada em usinas de fonte solar fotovoltaica conectadas à matriz elétrica nacional. De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), responsável pelo levantamento, a potência é suficiente para abastecer 500 residências e atender o consumo de 2 milhões de brasileiros. O resultado também coloca o Brasil entre os 30 países do mundo, de 195, que possuem mais de 1 GW de fonte solar.

Apesar dos avanços, é preciso destacar que o País ainda está abaixo do seu potencial. De fato, o Brasil está mais de 15 anos atrasado no uso da energia solar fotovoltaica. Temos condições de ficar entre os principais países do mundo nesse mercado, assim como já somos em energia hidrelétrica, biomassa e eólica. Para isso, precisamos de um programa nacional estruturado para acelerar o desenvolvimento da energia solar fotovoltaica.

Essa marca é decorrente do crescimento dos mercados de geração centralizada e geração distribuída solar fotovoltaica em 2017, uma vez que, na geração centralizada, contamos com a inauguração de grandes usinas solares fotovoltaicas, contratadas pelo Governo Federal em leilões de energia elétrica realizados em 2014 e 2015. As usinas em funcionamento estão localizadas, principalmente nos estados da Bahia, Piauí, Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Pernambuco e representam uma potência total de 0,935 GW.

Na geração distribuída, também foi registrado crescimento no uso pela população, empresas e governos de sistemas fotovoltaicos em residências, comércios, indústrias, prédios públicos e na zona rural, em todas as regiões do País. São fatos que merecem a atenção de todos nós.

outros destaques >>

Facebook

Twitter