segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

A importância da Arquitetura

JOSÉ G. MONTEIRO ADVOGADO

quinta-feira, 07 de fevereiro 2019

Imprimir texto A- A+

Um dos efeitos mais marcantes do desenvolvimento tecnológico é a remodelação da estrutura econômica e social, sobretudo da configuração do contexto profissional. Com efeito, nos últimos cinquenta anos, testemunhamos a extinção de diversos ramos profissionais antes considerados essenciais e a ascensão de outras atividades laborais antes só concebidas nos contos de ficção científica.

Contudo, algumas profissões remanescem fortes dada a sua especial relevância e à capacidade de evoluírem juntamente às conquistas tecnológicas das últimas décadas.
Nesse contexto, chama a atenção a profissão do arquiteto, que desde as mais remotas eras exercem o árduo ofício de explorar nossa relação com o espaço e que, mais recentemente, vem sendo responsável por acentuada otimização no aproveitamento tanto dos ambientes urbanos quanto domésticos, imprimindo marcas culturais indeléveis em nossa sociedade.

Como ignorar, no plano do urbanismo, os gênios de Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, que forjaram, em curva e traço, nossa exuberante capital federal? Ou como olvidar, no campo do paisagismo, a criatividade transformadora de Burle Marx com suas praças, jardins e o icônico mosaico do Calçadão de Ipanema, no Rio de Janeiro?

Nota-se que a profissão do arquiteto, no espaço exterior, é relevante a ponto de não apenas moldar o espaço, mas impactar culturalmente um país inteiro.
No plano da arquitetura de interiores, o arquiteto já assume outro potencial artístico, este representado pelo poder de captar e imprimir no ambiente domiciliar, através da decoração, a própria personalidade do seu cliente. Aqui, o traço e a curva se alinham às cores, às texturas e outros elementos estéticos, lançando sobre o espaço do lar as particularidades pessoais dos seus habitantes. Transitar livremente entre os mais diversos estilos estéticos, indo do moderno ao romântico, do barroco ao neoclássico ou do colonial ao gótico a fim de transcender o espaço e encontrar o elemento estético da pessoalidade é tarefa que exige especial conhecimento e talento. Vale aqui destacar, nesse precioso ofício, a atuação das arquitetas cearenses Adriana Leitão e Ticiana Leitão, que com rara competência vêm exercendo tão honroso mister nesta capital, além das cidades de Miami, Nova Iorque e Boston.

Assim como o poeta, que derrama em verso o que leva na alma, o arquiteto, tal como artista, deve se esmerar para transmitir ao ambiente a sua alma, conferindo-lhe beleza, conforto, aconchego e utilidade.
Nossa loa a todos os arquitetos do nosso país.

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter